"Quem com ferro fere, com ferro será ferido".
Não tenho a menor idéia quem tenha sido o primeiro a pronunciar esta palavras. Pode ser até que tenha sido esta frase que inspirou a Isaac Newton a estabelecer sua terceira lei, a que em termos mais científicos estabeleceu "que para toda ação, há sempre uma reação de igual intensidade e sentido oposto".
Pois bem, qualquer alusão ao que foi imposto pela OFAC, ontem a um ministro do Supremo Tribunal Federal, não pode de maneira alguma ser visto como mera coincidência. Não foi algo vindo do nada ou como os norte-americanos costumam dizer "came from the blue". Foi no mínimo a reação igual e contrária. Ou como diria vó Adelina, "aqui se planta, aqui se colhe".
Da mesma forma que o turfe brasileiro paga hoje os pecados cometidos por aqueles que tiveram o poder de mudar as coisas, e simplesmente se negaram a fazê-lo. Seja por inércia, seja por incompetência, ou mesmo por permanecerem omissos, nas horas em que precisava enfrentar os problemas maiores. Cidade Jardim, não chegou a situação que hora vive, por obra do acaso do Espírito Santo. Infelizmente fez por merecer e hoje paga alto dividendos por erros cometidos. Gávea, luta por permanecer competitiva e mesmo não conseguindo aumentar de forma significativa se MGA, sobrevive. Quanto ao Cristal e Tarumã, graças as mãos de beneméritos, lutam pelas suas próprias sobrevivências, sem horizontes que possam ser considerados simples de serem atingidos.
Aonde isto nos levará ?
Um blog como o do Ninho do Albatroz que tenta prestar serviços para nossa atividade, promovendo-a, tem dificuldades até de manter seus patrocinadores, imagine conseguir novos ? Pedidos constantemente são feitos, mas 90% dos mesmos sequer são respondidos. Agora a audiência, por incrível que possa parecer, se mantem na casa dos 700 a 800, navegantes dia, logo com pouquíssimas alterações. O que em outras palavras quer dizer, que o conteúdo serve, mas mantê-lo tem que ficar a cargo única e exclusiva a cargo de quem o mantém.
Continuo remando contra a maré, até que uma onda maior vire meu barquinho. Até que isso venha a acontecer, espero que a cada dia que nasça, um melhor ainda há de vir.