HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS SÃO PEDRO DO ALTO

HARAS SÃO PEDRO DO ALTO
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO - Qualidade ao invés de Quantidade

HARAS RED RAFA

HARAS RED RAFA
HARAS RED RAFA - O CRIADOR DE PLANETARIO

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

JOCKEY CLUB BRASILEIRO

JOCKEY CLUB BRASILEIRO
JOCKEY CLUB BRASILEIRO

segunda-feira, 15 de setembro de 2025

NA LUPA DO BARONIUS

Bom dia. Meus amigos do turfe, tivemos um fim de semana farto de carreiras com alguns desempenhos brilhantes e muitos detalhes para observar. Vou focar nas duas provas mais importantes, que foram o St. Leger em Doncaster e o Irish Champion Stakes em Leopardstown. Começando pela mais longa prova entre as chamadas “Classics” (Tríplice Coroa Britânica), tivemos como sempre uma animada disputa em Doncaster, que sorriu para o favorito da Coolmore, Scandinavia. Liderados pelo dual Derby Winner Lambourn, os fundistas adentraram a longa reta do circuito com tudo indefinido. Scandinavia brigou até com a ambulância e resistiu aos ataques que vieram do fundo do lote através de Rahiebb (Frankel) e de Stay True (Galileo). Lambourn, demonstrando suas fraquezas, chegou em quarto lugar. Curiosidade da prova foi o terceiro lugar do citado filho de Galileo, que se constituiu na última chance deste garanhão fora de série fazer um filho vencedor de uma prova da coroa. Rei morto, rei posto. Vamos aos números de Justify, o papai do vencedor. Contando com 821 filhos em idade de corrida, 6% de vencedores clássicos (BW) e índice de ganho por animal de 2,07 (AEI), ele é um dos mais caros reprodutores do momento, que tem nas gerações nascidas em 2024 e 2025 suas maiores expectativas e ao mesmo tempo tem mostrado alguma fraqueza em sua produção posterior a geração capitaneada pelo extraordinário City of Troy. Ainda assim, ao vivo e a cores é um belíssimo espécime, e conta com toda a ajuda da operação da Coolmore na Ashford Stud Farm e seus filhos em pista não podem ser desprezados. Sua mãe é a irlandesa Fabulous, não corrida, é irmã simplesmente de Giant’s Causeway e com 6 produtos registrados já produziu 2 ganhadores de G1. Essa é fabulosa mesmo. O nome já entrega a expectativa que seus criadores tinham. Sendo ela uma filha do já citado Galileo (esteio máximo de Ballydoyle) nos dá a oportunidade de apresentar seus números como avô materno. Ele tem 6.943 netos em idade de corrida com 6% de ganhadores clássicos (BW) e índice de ganho por animal de 1,51 (AEI), números que se vocês compararem com minhas publicações anteriores verão que está entre os maiores da categoria. O cruzamento entre essas duas feras tem 87 produtos, 9% de ganhadores clássicos (BW) e índice de ganho por animal de 1,51 (AEI), logo Galileo ajudou a empurrar o resultado dos filhos de Justify, ou seja, foi significativamente melhorador. Vale a pena olhar os indivíduos deste cruzamento para uma análise qualitativa dos resultados. Obviamente ele é o cruzamento mais tentado pelos irlandeses da Coolmore, tem sua efetividade como mostrei, contudo está longe de ser o mais eficiente. Olho nesses detalhes.


Empolguei-me um pouquinho na primeira parte e terei de acelerar aqui para chegar com fôlego ao disco. DELACROIX foi um brilhante vencedor na maior prova do festival de encerramento em Leopardstown. Uma aceleração espantosa, no momento que seu jóquei Christophe Soumillon quis e decidindo a prova com um movimento em diagonal para a cerca externa no estilo da avenida Armando Rosa. Quem não lembra, ele foi um antigo ginete gaveano que dizem foi o primeiro a fazer o movimento para explorar o terreno mais firme em dias de chuva. Dos demais competidores, apenas registro mais um placê de Anmaat, que não tem mostrado poderio locomotor para enfrentar o vencedor e seu maior rival Ombudsman. Quanto a este último, a Godolphin sabiamente o guardou para uma disputa mais favorável. Correr no quintal do inimigo com as regras do inimigo e com o inimigo com sangue nos olhos pra bater em você, nem o Sheikh topou. O vencedor é filho do excepcional Dubawi na ganhadora de G1 Tepin. Os números relativos a esse cruzamento já publiquei na coluna do dia 7 de julho de 2025. Não incomodarei vocês novamente. 

Essas foram as principais provas que apareceram sob a minha lupa. Ainda poderia citar a primeira vitória em prova de grupo de um filho de St Mark's Basilica em Doncaster e de uma filha de Rock Your World (cobertura barata) em Churchill Downs. Também tivemos o primeiro neto paterno de Mehmas ganhador de grupo e ainda uma curiosidade na linha baixa de  Benvenuto Cellini. Ele, que venceu bem um Grupo 2 e é treinado por Aidan O’Brien, tem nossos conhecidos Holy Roman Emperor e Dodge na diagonal de avós da mamãe Newspaperofrecord. Uma boa semana pra todos e aguardo vocês na Live de logo mais.

Abraços, Baronius.

PS. Vai Croix du Nord!!!!!