Meus amigos, hoje o bom dia vem do Leblon, em clima de pós-festa. E que festa! Realmente um Latino e uma semana pra ninguém esquecer.
Cheguei no Rio com uma certa antecedência para poder aproveitar a semana. Na Gávea pude ver os trabalhos matinais, encontrar vários amigos, ver o passeio dos gringos com seus pupilos na parte da tarde. Para completar a jornada, na madrugada do dia seguinte ainda subi a serra para visitar os centros de treinamento. E depois, já com a presença da minha esposa, fiquei concentrado nas carreiras de sábado.
O dia do Latino foi extenso e começou bem cedo. Consegui acordar às 2:00 da madrugada para ver o fenômeno da velocidade KA YING RISING superar todas as dificuldades e vencer o Everest na Austrália de forma muito segura. Ele que foi favorito, largou bem e quando acionado na reta não deu chances para os rivais. Aqui temos o melhor velocista do planeta, viajando e batendo os melhores corredores de velocidade na terra dos ligeiros.
Após um merecido sono, acordei novamente, agora com a esposa também desperta, saímos para tomar um café da manhã na tradicionalíssima Confeitaria Rio-Lisboa, que funciona no Leblon desde 1943. Após regularmos o nível de café no sangue, agora a missão na manhã de sábado foi acompanhar a jornada de Ascot. Fechamento da temporada Inglesa. Duas bombas fenomenais em provas de G1, fracasso de um animal que nos encantou no início da temporada e a confirmação de CALANDAGAN, um castrado, como o melhor animal em treinamento. 2025 é o ano que marcou a passagem de bastão nas sedas de Aga Khan, com a princesa Zhara ganhando tudo que podia. Ano especial também do excelente treinador Francis-Henri Graffard. O mais importante foi que os 3 melhores animais se enfrentaram e chegaram correndo bem e com a hierarquia definida entre eles.
E aí, finalmente chegamos ao hipódromo da Gávea para aproveitar a festa do Latino. Tudo muito correto e bem cuidado na parte da organização. O tempo que preocupou a todos durante a semana inteira, colaborou e a chuva caiu somente momentos antes da prova principal, apenas para abençoar os vencedores. A prova foi pra OBATAYE que coroou mais uma vez o trabalho de quem merece muito. Começando pelo Eraldo Palmerini, criador da fera, que não tenho dúvida tem no filho de Courtier seu melhor produto. Passando pelo Dr. Hernani Azevedo Silva, veio ao Rio pra ver a prova e estava muito emocionado com o resultado. Ver o potrinho que passou em suas mãos virar esse craque sul-americano é pra poucos. Chegando ao proprietário, o sempre presente e atencioso Paulo Pelanda. Ele e seu filho Luiz Felipe, fizeram a festa em baixa de chuva, mas com uma alegria imensa. O Rio Iguassu tem levado tudo nas tardes clássicas em Cidade Jardim e ontem mostrou, mais uma vez, a força que vem do Paraná para enfrentar a tudo e a todos do turfe sul-americano. Depois da turma toda que “fez” o OBATAYE, vem o pessoal que faz o “gol” e carrega nas mãos os sonhos e esperanças de criadores e proprietário. O treinador Antonio Oldoni apresentou o animal em perfeitas condições e o nosso João Moreira fazendo sempre aquele trabalho brilhante no dorso de todas as suas montadas. Esse último nunca cansarei de elogiar, porque assim que seu talento aflorou e se apresentou pra nós, pude reconhecê-lo e da minha humilde posição fiquei acompanhando seus passos internacionais até poder assistir tudo que ele conseguiu atingir com muito trabalho, humildade e capacitação.
Hoje, na manhã de domingo, continua a cair o mundo no Rio de Janeiro. A esposa ainda descansa da jornada de ontem. Enfim, entendo que a festa foi um sucesso e que venham mais dias especiais no turfe brasileiro. Aguardo todos vocês na live de logo mais.
Abs, Baronius