Por favor. Atentem para o fato que no turfe não existe o famoso "pão, pão - queijo, queijo"! Tudo é possível e valido de acontecer. Reparem que éguas de alta classe em pista e dotadas de linhas baixas conceituadas, estão sujeitas a fracasso no breeding-shed. Ou não seria o caso de Allez France, Winning Colors e mais recentemente de Zenyatta ?
Allez France ganhou o Arco e tratava-se de uma 1-x. Winning Colors ganhou o Kentucky Derby e era uma 23-b. E Zenyatta ganhou a Breeder´s Cup Classic e descendia da 4-r. Estamos nos reportamos a três das 20 melhores corredoras de todos os tempos e ganhadoras de provas normalmente destinada os machos. Receberam, por total direito o que melhor havia no quadro de coberturas mundial e nada produziram em termos qualitativos. Tornaram-se verdadeiros fracassos ambulantes.Como foi também outro monstro feminino em pista, Lady´s Secret, ganhadora de 25 das 45 que correu, inclusive a Breeder´s Cup Distaff, mas pertencente a 22-d, sempre modesta linha tronco, no quadro geral.
Como se explicar ? Eu diria que seria melhor aceitar, passar e quem sabe até seja mais producente discutir-se sobre a morte da bezerra. Evitando-se assim se complicar...
Como explicar que um dos veios de Donnegsle e um de Griffe de Paris, não funcionem no Brasil ? Porque por intermedio destas duas suas filhas, a coisa não vá para frente, enquanto suas irmãs não negaram fogo. Até hoje não consegui uma explicação.
Evidente que existe um freio genético nas mesmas, pois desde os idos tempos de Sceptre (16-h) e Pretty Polly (14-c), as grandes éguas em pista, com raríssimas exceções, deixavam de criar suas dinastias próprias. Acredito que seja o mesmo que possa acontecer, por exemplo de um craque como Peintre Celebre (9) ou Easy Goer (1-x). Verifiquem a qualidade e quantidade de éguas que receberam e pouco ousada produziram.
Quando a explicação se torna quase impossível de ser dada, o melhor é passar adiante e não insistir mais com a sandice de tentar modificar a situação. Não será considerado um ato de covardia seu simplesmente evitar, mas sim de sanidade mental.