Que tal iniciarmos o dia com exercício de lógica, sobre uma das atividades mais ilógicas que existem: o futebol ?
Levando-se em consideração que tanto Flamengo, quanto Palmeiras, chegaram a marca de mais de 70 pontos, faltando apenas 12 pontos a serem disputados, que eles merecem ser considerados os dois melhores times do campeonato. Porque provavelmente chegarão bastante perto da marca estabelecida me 2019, quando o Flamengo treinado por Jorge Jesus, estabeleceu o recorde de pontos, desde que o campeonato brasileiro passou a ser disputado no sistema de pontos corridos.
Logo, o aspecto quantitativo, pode vir a superar o qualitativo. Entendido isto, assim quando em minhas pesquisas sejam elas sobre tribos ou linhas tronco, tem como base o número de individuais ganhadores de grupo de cada um, não estarei cometendo nenhuma injuria. E sempre deixo a brecha, para se saber o número de individuais ganhadores de graduação máxima, que até que me possam provar ao contrário, é um critério aceito na atividade. E aqui entre nós mais usado.
Contudo, vitórias tem que ser aceitas como vitórias tenham elas sido conseguidas contra o Sport do Recife, ou de um bando de matungos, que de vez em quando aparecem numa formação de um páreo de grupo, seja aonde for. Ai o Flamengo mete oito e oVasco apenas um. E os dois vencedores levam ambos três pontos para casa. Seria justo?
No turfe acontece a mesmíssima coisa e o diferenciado é aquele que trata os adversários sem dó, sejam eles matungos ou elementos conceituados. Todos da mesma forma: como meras paisagens.
Aonde quero chegar? Shergar ganhou um Derby de forma e diferença absurdas. Outrossim, venceu seis de suas oito. Logo, perdeu duas. Frankel, venceu todas que correu, mas nenhuma da maneira como Shergar ganhou o seu Derby e é considerado por quase todos, como melhor - quando comparado - ao filho de Great Nephew. E o que mais me incomoda, muitas vezes por um rate conseguido em uma corrida. Mas ele bateria a Shergar ? Na milha com certeza. Na milha e meia, teria minhas dúvidas... Da mesma forma que acentuaria minhas duvidas no meio fundo, - possivelmente sua especialidade -enfrentando a Brigadier Gerard.
A qualidade de um diferenciado, está no todo de sua campanha. Como ele se comportou perante seus adversários. Não em apenas uma corrida, mas no cômpto geral. Secretariat perde cinco, durante o transcurso de sua campanha. E existiram - exceptuando-se Man O´War - outros comparáveis a ele no turfe norte-americano ? Que tal Flightline ?
Por isto adotei o sistema de patamares e reverencio a todos que chegam ao mais alto deles, sem compara-los. E o faço, levado também em conta de quem e onde ganharam. Exemplo, no Brasil Bal a Bali, Much Better e Itajara, habitam meu mais alto patamar. Mas teria este patamar a grandeza do habitado por Secretariat e Frankel ? Pensem bastante nisto, antes de emitirem asneiras...
