HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS SÃO PEDRO DO ALTO

HARAS SÃO PEDRO DO ALTO
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO - Qualidade ao invés de Quantidade

HARAS RED RAFA

HARAS RED RAFA
HARAS RED RAFA - O CRIADOR DE PLANETARIO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

JOCKEY CLUB BRASILEIRO

JOCKEY CLUB BRASILEIRO
JOCKEY CLUB BRASILEIRO

sexta-feira, 26 de dezembro de 2025

PAPO DE BOTEQUIM. NAO DEVERÍAMOS AGIR COM MAIOR SERIEDADE ?


Outro dia me perguntaram quais eram as coisas mais importantes em minha vida. Como vocês podem sentir, recebo todo e qualquer tipo de solicitação em minha caixa de correio. Até pedidos de emprego e empréstimos.  As vezes me sinto cartomante e até assistente social. Mas respondi, pois a pergunta me fez pensar naquilo que realmente mais aprecio.


Colocando Cristina, minha esposa, como hours concour, acho que o turfe, o Flamengo, o Salgueiro, a praia, a Opera, a Sinfonica e o programa British Has Talent, são as coisas que mais me trazem prazer em assistir ou participar. Resumindo, estes são os meus maiores prazeres. E creio que todas estas coisas tem muitas coisas entre si. Por exemplo a escola de samba é a opera do asfalto e a bateria de uma escola de samba, nada mais é que uma sinfônica com instrumentos distintos. Os passistas de uma escola de samba e alguns de nossos jogadores de futebol, não iriam fazer feio no British Got Talent. E assim por diante. E ai eu me lembrei de uma anotação que fiz, e que é produto de uma das minhas maiores curiosidades.


Qual é a formação de uma bateria de escola de samba? Concordo que isto não deve interessar a muita gente. Mas sempe foi o meu objeto de maior curiosidade. E aqui transcrevo a anotação que fiz, com Mestre Marcão diretor de bateria furiosa, daquela que não se sente melhor do que ninguém, Apenas diferente.


O minimo seriam 29 surdos, 30 repiques, 40 caixas de guerra, dez cuicas, 77 tamborins, quatro agogos, quatro  reco-recos e 92 chocalhos. Como se ve aqui no Ninho do Albatroz tudo é uma questão de cultura... E o que  isto tem a ver com o turfe? NADA. Mas tive vontade de escrever.


Você não precisa ter tantos participantes para formar um pedigree, mas sempre fui um defensor que um pedigree com um maior número de chefes de raça e matriarcas, se acerta melhor no breeding-shed nacional. Porque? Por ele proporcionará mais opções na consecução de imbreeds e duplicações. E como é de dominio publico, acredito nesta variante, pois ela aumenta as suas chances de se copiar o elemento duplicado.


Vamos ao raciocínio lógico tomando como base algo real.


Quando você, tem a oportunidade de poder utilizar algo como Intello, você acredita que estará fazendo parte de um grupo que arrebentará a boca do balão. O grupo que dispoe de usar os seviços deste filho de Galileo, ganhador do Derby francês, e que igualmente foi terceiro no Arco (para Treve e Orfevre), na Poule e no Jacques le Marois, todas provas de graduação máxima, acredita ter a seus serviços algo diferenciado. Mas isto será verdade ?


Pois é, até agora isto não se verificou. É claro que estamos falando das primeiras gerações de Intello que em minha opinião, só agora entra em sua fase de maior possibilidades a de produzir cavalos que melhoram na distância e com a idade.


Outrossim, Intello, a verdade nua e crua, só gerou até aqui a dois ganhadores graduados e de provas que não podem ser consideradas de alta competitividade. Agoa olhem as estruturas destes dois pedigrees,


Não seriam as duplicações elementos importantes no processo que exige maior classicismo, a razão principal? Um com uma estrutura consagrada de imbreeds, Northern Dancer-Mr. Prospector e Danzig e outro com uma razão incisiva de 3x3, num dos mais importantes chefes de raça da atualidade?


Não temos no Brasil algo, nem similar a Intello, mas o fato, aqui já comentado de apenas dois elementos serem imbreeds em Ghadeer na razão 3x3, não nos faz pensar que escorregamos no quiabo? Não sei quantos netos de Ghadeer cobriram com filhas de Ghadeer. Outrossim, não acredito que pudessem ter sido muitas. Talvez estes sejam os únicos exemplos, o que daria - se for o caso - um percentual de acerto absurdo.


Se os criadores europeus ajudam jovens reprodutores do potencial de Intello, porque não deveríamos fazer o mesmo, com os jovens que temos no Brasil? Porque dependermos apenas do acaso e da sorte? 


NÃO PODERIAMOS FAZER 

DE NOSSO TURFE, 

ALGO MAIS SÉRIO QUE NOSSO PAÍS?


Não deveríamos nos dar ao luxo, de não aproveitar as passagens que aqui tiveram, cavalos como Wild Again e Agnes Gold, como o fizemos com outros fenômenos do naipe de Ghadeer e Clackson. e a pergunta que não quer se calar. Não deveríamos agir com maior seriedade ?