Lembrar de coisas boas, sempre rejuvenesce a mente... Faz mais de dez anos que publiquei este texto.
Em que pese as chuvas que transformaram a pista do hipódromo da Gávea, em algo impossível de refletir a verdadeira qualidade dos postulantes, foi uma festa magnifica. Como as de antigamente. Duas arquibancadas cheias, nos jardins gente a dar ao pau e o principal: um espirito de alegria e empolgação que não tive a oportunidade de observar, quando da disputa deste último GP. São Paulo. Desculpem, mas estou sendo honesto. Critico, quando há necessidade. Elogio, quando se torna necessário. Se estou certo ou errado, cabe a cada um decidir.
Não que a festa em Cidade Jardim tenha sido ruim. Pelo contrário, estava até bem organizada, mas no fun. Tudo parecia ser parte de algo determinado, sem alma, com apenas obrigações. Na Gávea, ao contrário, havia um áurea de festa. Todos pareciam estar ali para se divertir. Curtir um espetáculo. Creio que um voto tenha que ser dado a administração Palermo. Ela está trazendo para o seio de nossa atividade, um glamour que pior que perdido já parecia morto e sepultado. Agradeço a ele, por este GP. Brasil que me fez lembrar, por que me apaixonei por esta atividade décadas atrás.
Refrasiando o grande Lima Barreto, são boas estas recordações elas tem um perfume de saudade e fazem com que sintamos a eternidade do tempo. É, meus amigos, eu que ainda sou daqueles que acredito que o GP. Brasil, é a mais importante carreira a ser ganha em nosso território e, aqui entre nós, cheguei a achar que ganharia meu quinto Brasil, mesmo que de forma indireta, do momento em que fui avisado já no aeroporto, que Famous Action, acidentara-se. Explico-me.
A parelha do Santa Rita da Serra - Perfectly Associat e Barolo - eram filhos de éguas por mim selecionadas, cujos citados, que disputavam a prova máxima brasileira, estavam em seus ventres quando da aquisição. Ai eu penso, se eles já existiam dentro de suas mães, talvez não tenha sido a minha quinta vitória, algo indireto. Penso que possa ser, direto. E assim festejei como assim o fosse.
Ai na manhã, do dia da disputa, a segunda má noticia. Perfectly Associat igualmente estava fora da carreira. Só me restava uma chance, Barolo. E não é que ele foi lá e me deu este presente? Sua mãe é a quadragésima segunda reprodutora por mim selecionada e adquirida, que gerou a um ganhador ou placê em prova de graduação máxima. E a alegria foi foi maior, por que o fiz para alguém que merecia de há muito ter chegado onde chegou neste domingo. Mas vamos por partes.
A história de Barolo, teve seu inicio em pleno pantanal mato-grossense. Durante a pescaria, que anualmente o Afonso monta para amigos. Um passeio inesquecível que deixou um perfume de saudade e faz com que me sentisse na eternidade do tempo.Numa noite, repassamos no catálogo, que uma filha de Licena estava a venda, cheia de Northern Afleet, numa diminuição de plantel do Stud TNT. Não estávamos interessados se ela era filha de A, B ou C. O importante em Offshore era ela ser filha de Licena e isto nos bastava.
Licena, já era mãe de um ganhador do GP. Brasil, chamado Velodrome e de um ganhador do GP. Estado do Rio de Janeiro, Pavillon. Na oportunidade, lembro-me que tive que bater, a outro dileto amigo, o Sergio Coutinho Nogueira, na disputa pela mesma. Ela foi adquirida, e Barolo, acaba de ganhar o GP. Brasil, semanas depois de ter sido muito prejudicado, durante a disputa do GP. São Paulo, prova que em meu conceito poderia até ter chegado em melhores condições.
Volto a repetir: Afonso Burlamaqui merecia esta vitória, mais do que ninguém. O turfe lhe devia isto. E a tarde foi ainda mais completa, pois, Capitolio, igualmente de sua criação, ganhou o GP. Presidente da Republica, nossa milha mais importante, numa carreira que outro neto de Licena, Banze no Oeste, foi terceiro. Agora imaginem se Notting Tomorrow, pega a grama no GP. Roberto e Nelson Seabra, em prova que seu favoritismo era inconteste? Teria o fim de semana dos sonhos de qualquer turfista.
No turfe são elegidos muitos preconceitos, com regras e leis absurdas, que apenas passam na cabeça daqueles que ouviram o galo cantar, e não tem a menor idéia de onde o galináceo possa estar. Não é de hoje que venho afirmando, que juntamente com Royal Academy, Spend a Buck e Elusive Quality, Northern Afleet foi um dos shuttles que nos valeu a pena. Sei que nas condições em que se encontrava a pista, nenhum parâmetro deve, ou mesmo pode, ser aferido à sua escala de seleções. Afinal como diria Don Corleone a seu filho Michael, nunca se deve tomar decisões com a cabeça quente, e a pista da Gávea, estava em condições que equivaliam a uma cabeça quente. Outrossim, Barolo, já tinha chamado a atenção de muitos em Cidade Jardim e confirmou que sua corrida no GP São Paulo poderia ter outro desfecho, se prejuízos não lhe tirassem praticamente da mesma. Paciência, o se, no turfe nunca pode ser levado em consideração como defesa para qualquer resultado em pista.
Logo, o shuttle quando bem feito, e não enfeitado, por cavalos bonitinhos por fora, mas podres por dentro, pode funcionar. É uma questão de paciência e determinação, coisas que o Afonso Burlamaqui demonstrou ter e que agora colhe seus frutos de uma maneira, que ninguém pode mais desacreditar. Aliás, a alegria da festa que já era grande, extrapolou as raias da imaginação, pois, de há muito, os verdadeiros aficionados, esperavam por êxito do Sta. Rita da Serra - que aqui em meu blog - retratei semanas atrás em fotos e que considero um dos mais bonitos e mais bem aparelhados centros de criação do Brasil. Uma multidão compareceu a raia e para o Afonso e a Cristina chegarem junto de Barolo - um restaurante acima de qualquer suspeita no SoHo - levaram um bom tempo. Parecia que todo o jóckey club queria abraçá-los.
Foi uma grande festa e aproveito mais uma vez agradecer ao Carlinhos e a Nólia por este presente dado a nossa comunidade. Tudo parecia perfeito em seus mínimos detalhes. Não vou me alargar mais, pois, grandes perfumes geralmente são acondicionados em pequenos frascos. O importante é que creio que seja isto, que nossa atividade mais necessita. Do fio de esperança que vi renascer no semblante de muitos.
Nota atual : O Raul está novamente fazendo, nos dias de hoje, o mesmo esforço do Palermo. Resgatando o allure que só um Grande Prêmio Brasil, podia transpirar.