Alguém ainda nutre dúvidas para que servem as provas doe grupo ? Creio que não. Elas foram criadas a partir da temporada de 1974 para basicamente separar o joio do trigo. E na nomeclatura do trigo, definir a qualidade dos mesmos. Só em centros menores - onde está incluso o Brasil - elementos frequentadores assíduos de grupo 1, correm grupos 2 e 3, como forma de arcar com os prejuízos de manutenção.
Logo, como uma um dia boa idéia do quilate da Pegasus Cup Invitational (G1), tem como trio principal em sua ordem de chegada, três elementos de sete e seis anos de idade, é porque ela já não está mais atendendo a necessidade precípua de quando da sua criação. E quando há de se convir que a diferença entre os dois sete anos pra o terceiro colocado foi maior que sete corpos e tanto o segundo como o terceiro um dia foram ganhadores de Breedera Cups, descobre-se que o declínio técnico não é apenas da prova, mas da atividade também.
Haverão alegações sobre calendário e a redução na premiação, outrossim, isto não faz uma prova como esta, tornar-se de um hora pra outra, de segunda categoria, como ela agora parece se propor. Iniciativa bem intencionada, mas que parece não ter surgido o efeito.
Afinal para quem um dia teve em sua galeria de vencedores, cavalos como Invasor, Arrogate, Gun Runner. Life is Good, Knicks Go e Quality Road, NÃO PODE SOB HIPÓTESE ALGUMA APRESENTAR O CAMPO APRESENTADO , NESTE ÚLTIMO SÁBADO. Simples assim...
