Algumas situações no turfe brilham tanto sob nossos olhos que por vezes nos deixam tontos de tão nítida que são. Início de 2019, ou seja, há sete anos atrás eu previ, escrevi aqui no blog e alertei do potencial que Wild Event iria se tornar como avô materno no Brasil. Os motivos na época de ter chamado Wild Event como avô materno de "tsunami" foi dele ser o maior reprodutor em solo brasileiro, maior produtor de ganhadores de grupo, ser um grande pai de fêmeas, estar ligado a grandes linhas maternas e conseguir se conectar a todas as tribos. Um verdadeiro gol sem goleiro, mesmo não lendo em lugar algum publicação sobre o assunto.
Não lembro o ano certo, acho que 2020, num dos leilões da APPS de reprodução eram oferecidas várias filhas de Wild Event em leilão. Lembro de ter mandado um artigo para o Nilsinho sobre a eficiência de Wild Event como avô materno, inclusive o comparando com Ghadeer na esperança que as reprodutoras continuassem em solo brasileiro, não indo para o Uruguai. Coincidência ou não, Nilsinho falou sobre o artigo e todas reprodutoras continuaram no Brasil.
Dia 28.05.25 publiquei um artigo alertando para "fazerem o dever de casa sobre o leilão do Araras, avaliarem as filhas de Hofburg em mãe Wild Event, que inspecionassem os produtos desse cruzamento".
Dia 25.06.25 publiquei outro artigo chamando atenção sobre Zucca Babby que em sua segunda apresentação entrava em segundo lugar no GP Jockey Club Brasileiro, largando por fora de todos na baliza 13. Este reapareceu com vitória no GP Jockey Club de São Paulo GI (disputado no JCB ganhando de Star do Iguassu, Havana Cigar e Oderich, todos ganhadores de GI) e deve ser um grande favorito para a tríplice coroa Carioca.
No mesmo artigo de 25.06.25 publiquei também "Oh Promisse Me que tinha entrado em quarto lugar no GP Francisco Villela de Paula Machado GII em sua terceira corrida, vindo de correr 1.100m na areia trinta dias antes". Ela reapareceu domingo passado no GP Roger Guedon com vitória autoritária. Logo após o páreo seu treinador deu a declaração que a potranca reaparecia com setenta por cento de sua capacidade locomotora. Em condições normais ela deve chegar entre as primeiras no GP Possolo GI, primeira prova da Coroa Carioca.
Interessante que no páreo com dez competidoras, três delas tinham Wild Event como avô materno. Vitória da já citada Oh Promisse Me (Hofburg), segundo Orange Riviera (Put It Back) e quarto lugar Qualité (Synchrony). Vale citar também que no mesmo dia foi disputado o Clássico Bal A Bali com vitória de Moroccan, filho de Drosselmeyer na Dona da Verdade por Wild Event.
Notaram que os quatro animais com pais diferentes possuem o mesmo avô materno? Voltando ao início da nota, onde mais uma vez os resultados em pista nos mostram que um dos motivos do sucesso de Wild Event como avô materno, é a capacidade das filhas deles irem bem com vários reprodutores.
Conforme o ditado popular, "mata cobra e mostra o pau", ficam os alertas para reflexões.
Até a próxima quarta. Abraço Virtual
Marcel Bacelo
NOTA DO EDITOR - QUEM AVISA AMIGO É !
