Há mais de uma semana, foi disputada mais uma versão da tradicional e mais importante prova no turfe Uruguaio, o Gran Premio José Pedro Ramirez em 2.400m no dirt da pista de Maroñas. Semana passada já tinha passado para o Gameiro o artigo antes da disputa do Ramirez. Por isso o delay para explorarmos um pouco sobre a prova.
Vitória de Native Extreme, filho de Emcee em mãe Adriano, família B3 com 4x5 Mr. Prospector e 4x5 Seattle Slew. Alguns pontos importantes para destacarmos.
Como diz Edson Alexandre, "Moreira é doping, com ele um cavalo melhora uns 2 corpos". J. Moreira normalmente erra muito pouco, sabe fazer um cavalo ficar tranquilo durante o percurso, tem um grande cálculo de carreira além de aproveitar como poucos o percurso pelo menor caminho sem ficar no "caixote". J. Moreira ganha onde monta, seja no hipódromo que for.
Native Extreme descende da família B3 que tem sucesso a partir da importação da irlandesa Rogéria. Ela correu três vezes na Gávea com duas vitórias e uma colocação. Precisaria de um artigo inteiro ou mesmo dois para falarmos do sucesso dos descendentes de Rogéria. Vale a pena esse estudo.
A estrutura genética materna de Native Extreme parte da mãe ser uma Adriano, segunda mãe Wild Event, terceira mãe Clackson e quarta mãe Locris. Portanto Native Extreme está alicerçado em três gigantes nomes na reprodução brasileira, Wild Event, Clackson e Locris.
Lembrar que metade do sucesso clássico dos filhos de Adriano ocorreu com mães Wild Event, afinidade que ajuda a não ser apenas "uma filha de Adriano".
Nos últimos anos as filhas de Adriano tem reproduzido fisicamente bons potros, mas com resultados em pista abaixo do que o físico tem mostrado nos leilões. Era de esperar que a qualquer momento um neto materno de Adriano viria a ganhar uma prova importante.
Há uma grande afinidade entre descendentes de Mr. Prospector com os descendentes de Seattle Slew, quem sabe por ambos serem 13-c pelo importante ramo de Myrtlewood?
As filhas de Adriano produzindo bons físicos, Emcee em bom momento, afinidade entre tribos é alta, esse cenário acoplado em boas famílias maternas exploradas no Araras... o cruzamento de Emcee em mãe Adriano poderia gerar frutos como assim o foi no Ramirez.
Coincidentemente ou não, no meio do ano passado indiquei a um proprietário uma potranca filha de Emcee em mãe Adriano em leilão, criação Araras com recria do Don Juan, família 3-b com 4x5 Seattle Slew e 4x5x5 Mr. Prospector... coincidências do turfe...
Até a próxima quarta, abraço virtual
Marcel Bacelo