HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS SÃO PEDRO DO ALTO

HARAS SÃO PEDRO DO ALTO
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO - Qualidade ao invés de Quantidade

HARAS RED RAFA

HARAS RED RAFA
HARAS RED RAFA - O CRIADOR DE PLANETARIO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

JOCKEY CLUB BRASILEIRO

JOCKEY CLUB BRASILEIRO
JOCKEY CLUB BRASILEIRO

sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

PAPO DE BOTEQUIM. ABSORTO NA OBSCURIDADE

Um navegante - dos mais participantes, diga-se de passagem - deixou um desagravo em minha caixa postal que repito, mantendo a fonte coberta pelo sigilo. Lá ele disse: '... SP não acompanho, só o MGA no final da tarde...acho que ele não deveria comentar as corridas de SP, vez que nada vale, ninguém do JCB vai correr lá, por fim quem não paga os prêmios nada vale acho eu..." Pois é, o desgostoso navegante  desceu a ripa sem o mínimo dó.

Todo aquele que gosta das corridas de cavalos, tem direito a ter uma opinião e eu em certo ponto coloco momentaneamente em risco, uma perfeita opinião sobre a qualidade das corridas de Cidade Jardim. O que o navegante reclama tem um fundo técnico que deve ser respeitado. Mas quando uma filha - do considerado por muitos, catastrófico, Hinton Hills - ganha aos cinco anos uma prova de grupo 2, é hora de se  manter antenados, na possibilidade de haver um resquício de podridão no hino da Dinamarca.

Evidente que as duplicações em Special e Be Faithfull, amenizam o nefasto peso da questão e embora muitos não levem em questão, a mãe de La Ilusion, ganhou cinco das 58 carreira que foi obrigada a disputar. Nada convencional, mas creio que pouco racional.

O stud Magia, fez valer a magia que em várias oportunidades demonstrou ter, vencendo o Grande Prêmio Hernani de Azevedo Silva (G2). Lembro aos navegantes, que a quinta mãe de La Ilusion, é a uruguaia, A Tempo, um filha de Aurreco que vi correr, e que em 26 tentativas, ganhou nove com um total de 14 segundas e terceiras colocações. A resistência física talvez possa vir dai...

Vi A Tempo correr e ganhar grupo 2, no inicio dos ano 70 - o que prova minha idade - e sei que geração após geração, a qualidade desta linha foi perdendo parte de sua força original. Logo, a queda do nível clássico das corridas em São Paulo, quando a criação paranaense não comparece, visivelmente decai. Isto não faz os criadores paulistas menores, mas quando haras conceituados como o Figueira do Lago e o São Pedro do Alto, decidem a correr na Gávea em detrimento de fazê-lo em Cidade Jardim, é porque a coisa realmente se deteriorou.

O bom cavalo, é bom cavalo, aonde correr, mas há de se convir, que os proprietários e criadores, tendem a optar por quem estiver dando os melhores prêmios e preferencialmente a quem os estiver pagando...

Entendo a revolta do navegante, mas espero que os jovens que permaneceram no turfe paulista, resgatem a qualidade do turfe paulistano, hoje um pouco absorta na obscuridade.