Desde que me conheço como gente, escuto falar que o homem é produto do meio, em que foi criado. Faz sentido. Existirão metaforicamente se falando mais cirurgiões de celebro vindos de Ipanema do que da Rocinha, mas antes que meu chamem de racista, quero dizer que estou me referindo apenas a números.
Criança escalando poste de linhas de alta tensão geralmente dá merda, diria vó Adelina...
Tom Jobim explicou com bastante praticidade com a frase "eu sou a consequência inevitável de você" em seu sublime samba de uma nota só, esta dependência do homem para com o seu destino. Logo, creio eu, que isto ameniza, em muito, esta dependência do homem para com o meio e fortifica a função do destino sobre cada um.
Tesiob acreditava que quando o útero da égua era fecundado pelo semem do reprodutor, o destino locomotor do referido animal já tinha sido escolhido, como uma espécie de destino. Cabia a você criá-lo num meio que lhe propiciasse não perder suas mais fortes características para se chegar a aquilo que ele estava destinado a ser. Um samba de uma nota só, como Frankel ou Flightline.
Moral da história, embora o tiro possa vir de qualquer lugar, existem agentes capazes de desferir mais tiros do que outros, como Bagé em relação a Paulista no Estado de Pernambuco, em se tratando de criação de cavalos de corrida. O meio ambiente ajuda, mas nunca será decisivo. Pode ser prejudicial ? Ai dependerá da percepção e do conhecimento de quem o cria. Ou como diria o Edson Alexandre, bananal era o lugar ideal...
Isto é tão verdade que muitos daqueles que poderiam ser, mas não foram, ainda tropeçam na mão de maus profissionais ou proprietários e isto fica plausível de se aquilatar conhecendo as histórias épicas de Seabiscuit e John Henry, transformadas em filmes.
Assim sendo, fica licito de se aquilatar que a vida de um bem sucedido cavalo de corrida equivale a uma corrente, que não pode ter nenhum de seus elos, partidos.
Durante todos estes anos procurei dar a aqueles que tinham desejo de serem pescadores, a vara, a canoa e o lugar no rio com mais chances de se encontrar o grande peixe, mas tão somente, será a paciência e o conhecimento do pescador, que o levará a pesca-lo.
