Um belo dia o Afonso Brurlamaqui foi me visitar em Lexington. E nas visitas a garanhões que programei para ele, inclui um pouco conhecido no Brasil. Seu nome Storm Cat . O Afonso então perguntou porque ele seria sucesso absoluto, como acabara eu de afirmar? E eu lhe respondi, pelo simples fato que quase todos criadores locais gostavam dele e ele seria portanto bastante explorado.
O que me levava a crer, que tudo iria acontecer ? Por outro simples fator, o filho de Storm Bird era dotado de uma das maiores necessidades em um cavalo de corrida, extrema velocidade, mesmo tendo como treinador um experiente profissional especializado em steeplechase.
Quando o vi correr, pela primeira vez, reconheci imediatamente nele, aquela atitude própria dos seres dotados de superioridade. Aquela confidencia natural, dos cientes de sua magnitude: o que conceituo como a vontade incontida de vencer. Além de sua postura magnificente tinha cheiro de coisa boa, como seu pai, que se não tivesse sido vitima da selvageria que sofreu, ao final de sua primeira campanha, tranquilamente seria um dos maiores da história.
Seu posicionamento no mercado era tão bem visto que a coisa acabou acontecendo como previa. Ele foi prestigiado desde o inicio, e acabou dando no que deu. Ademais ele era um 8-c, com 15 linhas de St. Simon, sendo nove independentes, e se isto por si só, não lhe bastasse, era ainda neto materno de Secretariat, - como Gone West, A. P. Indy, Dehere, Chief´s Crowm e outros destacados bem sucedidos reprodutores), por sua filha dotada de maior velocidade, Terlingua. Dificilmente não daria para a coisa.
Hoje, Storm Cat está galgando a passos firmes e cada vez mais diminuído a distância que tinha para Danzig e Sadler´s Wells entre as linhas de maior eficácia dentre os Northern Dancers . Seu imbreed tem demonstrado total eficácia e creio que Mandrake, filho do por nós importado Tiger Heart (Scatmandu-Storm Cat) e descendente direto da considerada como dona de excepcional velocidade, a por nós criada Cat´s Night (Preta do Mangueirão), sua terceira mãe, é o grande nome a se seguir.
Aqui entre nós, ninguém ganha três Suckows e tende a passar despercebido. 12 linhas de Hyperion, por nove distintas correntes, sendo sete via machos. O estigma da raça: extrema velocidade. Isto somado a um físico esplendoroso me faz afirmar que tenho a mais absoluta certeza que será transferido para a próxima geração. A mesma certeza tive de Clackson, quando de seu inicio.
O Afonso está vivo e pode confirmar o que afirmei no inicio deste e acredito que o que acabei de apresentar sobre Mandrake, irá se cristalizar. Olho neste jovem reprodutor do ainda mais jovem Haras Legacy, que não se arrependerão.
Dentro dos reprodutores que mais acreditei, Storm Cat e seu pai tem um lugar especial no meu hall of Fame. Espaço neste que um dia Mandrake irá se juntar.
