HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS SÃO PEDRO DO ALTO

HARAS SÃO PEDRO DO ALTO
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO - Qualidade ao invés de Quantidade

HARAS RED RAFA

HARAS RED RAFA
HARAS RED RAFA - O CRIADOR DE PLANETARIO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

JOCKEY CLUB BRASILEIRO

JOCKEY CLUB BRASILEIRO
JOCKEY CLUB BRASILEIRO

terça-feira, 27 de janeiro de 2026

PAPO DE BOTEQUIM : A FORÇA DE PETITE ETOILE

 Confesso que não dou muito valor ao Carnival de Dubai. Reservo minha maior atenção a tarde noite final, reconhecida como o Festival. Outrossim, quando algo inusitado acontece, passo a ser não somente um observador. Assumo a posição de testemunha ocular da história.

E na sexta passada algo de muito importante aconteceu. Uma descendente de Petite Etoile - por veio que não o da invicta Zarkava - venceu uma das oito provas de grupo, disputadas em Meydan.

Não vi Petite Etoile correr, nem tive ensejo de ver algum filme seu. Apenas li e tive o ensejo de ouvir de Piggott quando o entrevistei, que por ele foi considerada uma das maiores que esteve associado. Já Noel Murless seu treinador, a considerou inigualável. E dona de um detalhe pitoresco trabalhava melhor contra os de sua pelagem. Os destruia, na acepção da palavra. Mas quiz o destino que Petite Etoile tivesse apenas três filhos, todos inoperantes em pista e entre eles, apenas um filha.

Para uma ganhadora de 14 carreiras e cinco segunda colocações, que formaram o quadro de todas as suas 19 carreiras e cujo Timeform chegou a marca de 139, foi considerado muito pouco. O desaparecimento de sua linha foi decretado pelos especialistas. 

Não sei se foi Saramago que uma vez afirmou, que as palavras nunca e sempre não deveriam ser escritas. Não é que depois de várias gerações, a linha de Petite Etoile, deu a Sir Andrew que depois de vendido para Hong Kong, passou a correr com o nome de Helene Tarragon e mais recentemente a invicta ganhadora do Arco, Zarkava que por por intermédio de suas filhas e seu competente filho Zarak, estão divulgando todo o classicismo embutido em Petite Etoile. E se isto por si só  já não fosse o suficiente, sexta passada surge com Opera Ballo em Meydan. 

Porque este hiato ? Não sei, o que sei é que se não fosse a perseverança de Ali e depois de seu filho Karim, por todo o sempre  teríamos testemunhado escorrer pelo ralo, um dos mais proeminentes veios de Mumtaz Mahal

Sir Andrew, terceiro colocado no Jean Prat (G1) aos cinco, sob o nome de Helene Tarragon ganhou duas provas de conotação de grupo 1  agora Opera Ballo, no extremo oriente.

Zarkava é o ponto alto da descendência de Petite Etoile. pois além de invicta e ganhadora do Arco, produziu a zarak e as mães de Zarigana e Zerek e a avó de Zavateri.

Há de se levar em consideração que Zarak - pelo leading sire Dubawi -  despontou no mercado já que com apenas quatro gerações estrelas, conta com 13 Group 1 horses.

De onde veio toda esta FORÇA ?