HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS SÃO PEDRO DO ALTO

HARAS SÃO PEDRO DO ALTO
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO - Qualidade ao invés de Quantidade

HARAS RED RAFA

HARAS RED RAFA
HARAS RED RAFA - O CRIADOR DE PLANETARIO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

JOCKEY CLUB BRASILEIRO

JOCKEY CLUB BRASILEIRO
JOCKEY CLUB BRASILEIRO

sábado, 21 de fevereiro de 2026

PAPO DE BOTEQUIM. DO CHEIRINHO A O OTO PATAMA

Nasci em família classe média, recém chegada a Copacabana, no Rio de Janeiro. Pai cruzmaltino , mãe rubro-negra , como não poderia de ser, quiz algo novo e optei pelo tricolor, sem nunca ter posto meus pés Maracanã, ou sequer ter ouvido uma narração de um jogo.  Os jogos eram, naquela época, ouvidos pelo rádio, onde na pior das hipóteses a bola sempre raspava a trave...

Pois bem, em 1956, tinha seis anos ainda incompletos, quando chegando a cozinha me dei com a Aparecida, doméstica da casa e torcedora frenética do Flamengo, pulando qual uma capivara atacada pela hidrofobia. A razão? Mais um gol do Flamengo, no pobre São Cristovão, desta feita concebido por um tal de Evaristo de Macedo. O jogo terminou, se não me engano com o placar de 12x2. E isto ficou gravado em minha impressionável mente juvenil, bem como o tal do Maracanã.

Passado um tempo, almoço de domingo na casa de uma de minhas avós, Hilda e acabado o mesmo vi meu tio Mario se aprontando para ir ao Maracanã assistir a um Fla-Flu. Ele era Flamengo roxo. Convidei-me a ir, prometendo me comportar e minha mãe relutante aceitou e fomos a pé para o estádio que ficava muito cerca da casa de minha avó. Parecia ser o grande dia de minha vida !

Não existe sensação maior que adentrar naquela época nas arquibancadas do Maracanã num dia de Fla-Flu e ver as duas torcidas gritando. Pois bem, o Fluminense ganhou, mas eu sai de lá Flamengo. Nunca me dei com o pó de arroz...

Pois bem, só muitos anos depois, descobri que o Flamengo era uma força da natureza. Ele se incorporava em você, e você não podia liberta-se dele jamais, fosse para onde o destino o levasse. E isto, levando-se em conta que o Flamengo ser o time que mais devia dinheiro no mercado e montava times alarmantes. Mas sempre havia o Dida e um dia o Zico,,,.

Passou o tempo e um grupo de executivos resolveu dar uma organizada na casa e o Mengão, forte e soberbo evoluiu do estágio do Cheirinho a de Oto patamar. Foi o período de 2013 a 2019. E ai formou-se a maneira de um português redescobrir o Brasil.

Minha pergunta é simples. Porque um grupo forte de executivos não se une e fazem nosso turfe prosperar ? Paupérrimos somos, logo a tendencia será uma compreensível melhora, já que pior dificilmente irá ficar. Qualquer ajuda, faz esta nave a deriva, erguer-se, não naufragar e chegar a porro seguro. Principalmente, levando-se em conta os valorizados terrenos onde os hipódromos de Cidade Jardim e Gávea, foram implantados e a classe de cavalos de corridas já provamos ser capazes de produzir.

O Flamengo é um exemplo vivo e atual do clube que mais devia no país, endividado até a alma, há duas décadas atrás, e passa hoje a ser, o que mais fatura.  Está ganhando a Porra Toda e imaginem o número de crianças que estão passando a torcer, na era do Oto Patama ? Brevemente seremos não mais 50, mas 70 milhões.  E ai, deixo a pergunta: quem nos irá parar ?

Fizemos uma live com dois elemento responsáveis pela implantação do modelo rubro-negro. Perguntem se houve interesse dos dirigentes paulistas em entrar em mais detalhes, ostensivos a uma ação objetiva para enfrentar o caos em que vivem. Eu, que nada entendo, simplesmente optaria por uma espécie de SAF, turfística, onde o olho de um dono, tende a engordar o gado.

Cidade Jardim tem áreas que podem ser exploradas no setor imobiliário e outras no sentido nitidamente comercial. Pode até melhorar o clube de sócios, como a Gávea fez. Sei que isto já foi centenas de vezes colocado sobre a mesa e coisa não prosperou e sabem porque? Falta um dono...