Se você for algum dia atacado com um dúvida que não encontre resposta imediata, aconselho a dar ao tempo, o espaço necessário, para ele decidir, pois, só ele é o senhor da verdade.
O tempo, da mesma forma é cruel e amigo, pois lhe trás a idade que pesa e a experiência que ilumina e nada é mais forte e preciso que a experiência adquirida durante uma vida. Principalmente aquela adquirida com a ajuda de grandes professores. E eu, estes graças a Deus, os tive. Se não aprendi o suficiente, a culpa é minha.
Você que seleciona cavalos de corrida, sabe muito bem que não existem dois cavalos iguais. Mesmo os mais parecidos, filhos de uma mesma mãe, tendem a diferir bastante, mas nada que tire o seu sono ou aflija a sua capacidade de observação. A qualidade de um, pode a seus olhos, diferir da do outro, assim não é por serem indivíduos fisicamente diferentes, que inviabilizará serem do mesmo quilate em pista.
Mantenho minha vista treinada. Vou e fui por muitos anos a leilões sem ter na verdade um pedido sequer de compra. E porque o faço? Para treinar todos os seus sentidos e acreditem, e sentir-se não apenas pronto para agir se necessário for, já que de vez em quando, pinta um Much Better ou uma Estrela Monarchos que balanção com suas estruturas e que de maneira alguma, você pode deixar passar.
Não há profissional que não se sinta "mexido" por um cavalo cativante. Por isto dou bastante valor a elementos como o já desaparecido Mario Campos, capaz de se cativar com alguns, que nada representam para a grande maioria do mercado.
Como acredito que o tiro possa vir de qualquer lugar, olho tudo que seja possível ser olhado. E quando algo de especial é achado, ai procuro pensar na pessoa certa, que acredito que por aquele tipo encontrado, possa fazer o melhor.
Portanto a quem me perguntou qual é a minha receita de seleção, capaz de com pouco dinheiro se adquirir ao cavalo brasileiro que mais dinheiro ganhou em pista, ou a outro que detém o recorde de mais grupos 1 ganhos, respondo da forma que todos deveriam reponder: com resultados !
Não há inspiração divina ou equina. Há sim conhecimento adquirido e experiência ganha e completaria com uma coisa que julgo ser importante: aquele algo que é notado por apenas alguns, mas que será capaz de mudar a vida de todos.
