Não pode ser considerado coincidência, o fato que dos três ganhadores de grupo de Domingo, no hipódromo da Gávea, dois são diretamente ligados a duas importações - ai entra a coincidência - feitas por aquele que vos escreve. Veio, heroína do Possolo, é neta de Point du Bout e Olympic Oman tem como quarta mãe Indian Blossom. Bet You Can, o terceiro, tem cinco mães nacionais.
Como também não é coincidência o fato dos dois ganhadores das primeiras provas da tríplice coroa carioca, serem filhos de um mesmo garanhão, o já desaparecido e que eixou saudades, Can the Man. Ambos criados por criadores considerado médios, pelo número de éguas.
Logo, há de se convir, que a praticamente extinção das importações de potrancas e éguas de cria, por adição de taxas abusivas de importação, a seu preço original, transporte e seguro, deveria ser imediatamente extinta para o bem da criação nacional. Até que ponto as trazidas irao suportar a carga ? Como quinta e sexta mães ?
A mesma prática é levada a efeito na efetiva compra de machos. Com a diferença que um reprodutor tem seu valor dividido em cotas, logo o alto custo se dilui pelo número de associados. E vejam que a coisa está funcionando embora em meu conceito exista um numero exagerado de reprodutores para o nosso número de éguas.
Já está mais do que na hora de exigirmos do governo, uma diminuição destas abusivas taxas. Sem ajuda não haverá melhoria genética de nosso rebanho reprodutivo.
Posso garantir que o que o governo brasileiro está fazendo considero um crime contra a criação nacional.
