Coloque numa escala de categoria os seguintes milheiros: Canfford Cliffs, Goldikova (hoje em dia), Paco Boy, Dubawi, Rock of Gibraltar e Dubai Millenium. Você tem convicção que o Canfford Cliffs é o melhor desta lista?
A minha idade permite lhe dizer que nenhum deste seus citados, incluindo Goldikova, roçaria pelo com Kris, Um Blushing Groom ou mesmo um Thatch. E não tenho certeza se alghum dos três seria páreo para Frankel. O uso de pacemakers é uma alternativa factivel. Mas também uma faca de dois gumes.
O Quaeley não queria hoke ponta, mas não houve jeito. O trem saiu lento. Talvez num pace apimentado ele consiga acalmar Frankel e correr quieto em terceiro. O tempo dirá.
Quando Lazaro Barrera fez juz do artificio de um pacemaker, usando um milheiro seu que era recordista da distância e ganhador de grade 1, para que Affirmed - com descarga de peso - pudesse ter a mínima chance de fazer frente a Seattle Slew - outra carreira que não existia - na Jockey Club Gold Cup, ele conseguiu apenas que Exceller ganha-se, e Seattle Slew tivesse a maior ovação de sua vida em Belmont Park. Eu estava lá e chorei. Ovação esta, superior ao dia em que se tornou tríplice coroado invicto.
Affirmed fechou a raia, juntamente com seu faixa de luxo. E Barrera colocou a sua viola no saco.
O que quero dizer com isto? Que até na derrota um diferenciado é notado. Olha a forma como Frankel galopa e Cliford Cliffs. É uma Ferrari seguida de um BMW. Eu estaria feliz de ter uma BMW, mas sei a diferença que é ter uma Ferrari.
Existem outros fatos a serem considerados. Se Blushing Groom não corre o derby, talvez viesse a ser o maior milheiro de todos os tempos. Se Dancing Brave é dirigido por um mongolóide, e não por um decadente jóquei, assim mesmo ganharia o derby. E se o fizesse, não estaria no patamar de Sea Bird?
Porque não dar a Zarkava o mesmo peso de Sea the Stars?
Muito difícil se comparar cavalos de alta grandeza. o que sei, é que sempre vi em Frankel, algo de transcendental, como o vi em Sea the Stars e Zarkava, ainda bem no inicio de suas respectivas campanhas. Se consigo enxergar, uma coisa é certa, não sei explicar.
Abraços
Renato