DANEHIL
THE KING OF THE BROODMARE SIRES
IN EUROPE-2012
Afinal um grande cavalo de corrida, até se provar um negado reprodutivamente, recebe em suas três ou quatro primeiras gerações, uma grande fatia do que o de melhor um mercado pode oferecer. E assim Secretariat, Spectacular Bid, Le Fabuleux e outros, voltam em forma de avôs maternos suplantando sua performance como formadores de tribos. Acrdito eu, que esta deva ser a prova mais contundente, que os descrentes haverão de ter, da suma importância das linhagens maternas, para com a perpetuação da raça no cavalo de corrida.
Em 2012, o quadro de avôs maternos - que é o apresentado abaixo - para as 86 provas de grupo 1 disputadas em solo europeu, demonstra que, 51 foram os avôs maternos que pelo menos assinalaram um ponto positivo. Outrossim, apenas dez dos mesmos, o fizeram com mais de um individual ganhador. O que a primeira vista determina, terem sido eles. elementos diferenciados neste setor, para a recente temporada que se finda.
Note-se que Danehill e Linamix, ambos cavalos que em pista mostraram suas melhores aptidões em torno da velocidade e da milha e reprodutivamente tornaram-se leading sires, foram os únicos a provar aquela minha velha tese, que uma vez pode ser sorte, duas coincidência, mas três é por que você sabe o caminho.
Diria porém, que quase todos os que aparecem nesta lista, salvo factuais aparições, estiveram em listas de temporadas anteriores. Logo, são elementos confiáveis. Principalmente os que fazem parte do primeiro bloco.
LINAMIX
THE PRINCE