HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

sábado, 29 de dezembro de 2012

PEQUENO PAPO DE BOTEQUIM: O DIREITO DE DUVIDAR DO ÓBVIO

O segredo de muita coisa de boa que acontece no mundo das corridas de cavalos, está na forma de você ler o seu catalogo de vendas. Creiam vocês ou não.

Muita gente se escandaliza, quando me reporto a linebreeds, tendo como base pedigrees abertos até a nona geração. Se estas pessoas conhecessem um mínimo do funcionamento da genética, aquilatariam a verdadeira importância de uma concentração volumosa de gens em determinados indivíduos. Isto aumenta percentualmente a sua chance de fazer daquele que leva estas altas concentrações, a ser algo similar ao longínquo doador. Assim Tesio o pensava. Assim os Seabras o fizeram. Assim eu copio.

St. Simon, sempre foi o principal alvo. Afinal foi soberbo dentro e fora das pistas, e creio que deva ser considerado o primeiro grande chefe de raça do século XX. Pois bem, vocês já tiveram a pachorra de contar quantas linhas de St. Simon, o grande Escorial tinha até a sua nona geração? Vou lhes poupar o trabalho: eram do todo 16, por 14 mensageiros distintos, sendo seis deles machos e sete delas fêmeas. Isto era uma tremenda ousadia, pois, Tesio, colocou apenas 13 no pedigree de Ribot, por 10 distintos mensageiros, sendo seis machos e quatro fêmeas. E como requinte, os Seabras contemplaram seu grande cavalo com imbreeds no citado St. Simon e em Ajax.

Farwell, que só perdeu uma única carreira, e sempre se mostrou o grande rival de Escorial, tinha um pedigree calcado em duplicações em pontos de força. Imaginem ser ele imbreed em Phalaris, Hurry On, St. Simon, Sanfoin e Chaucer. Mas os Almeida Prado não ficaram por ai, vejam o pedigree dele e notem que ele era igualmente imbreed em três grandes éguas, Canterbury Pilgrim, Gondolette e Verve, sendo esta última, a quarta mãe de Burpham (pai de Farwell) e a terceira de Wood Note (avô materno de Farwell). E se isto só não lhe bastasse, haviam 11 linhas de St. Simon em seu pedigree, por 8 individuais mensageiros, sendo quatro deles machos e quatro fêmeas.

Narvik, dos Lara, que roçava pelo com os dois citados acima, era imbreed em Chaucer, Gallinule e Persimmon e possuía 9 linhas de St. Simon, por seis distintos mensageiros, todos machos.

A verdade, sem exagero algum, é que para se chegar ao elemento de exceção, dificilmente um pedigree não terá duplicações. Vejam o caso de Itajara, com certeza o melhor que a família Paula machado criou, em sua longa e gloriosa história. Vocês já se deram conta da estrutura de seu pedigree? Imbreed em Hyperion 4x5 e Brantome 5x5 e em três linhas de Sereníssima. Agora vou perguntar a vocês, qual a importância de St. Simon neste pedigree? Pois bem, são 34 linhas de St. Simon, por 16 distintos mensageiros, sendo 9 machos e 7 fêmeas. Conhecendo a estrutura de criação desta família como conheci, lhes afirmo que isto não foi produto de mera coincidência.

E o que dizer de Much Better, o melhor elemento criado por Jael Barros? Este possui 24 linhas distintas de St. Simon, advindas de 9 diferentes mensageiros, sendo 7 machos e duas fêmeas. Quando o selecionei e o adquiri, não sabia do fato. Apenas o fiz por seu esplendoroso físico e expressão. Outrossim, quando depois tomei conhecimento do fato, não fiquei triste em saber. Alguém duvida que Immensity foi a melhor égua criada no Brasil? Eu não tenho dúvidas, com o também não tenho que o fato dela possuir 32 linhas de St. Simon, por 17 distintos mensageiros, sendo nove machos e oito fêmeas, deve ter ajudado ela ser o que foi.

Não seriam os citados até aqui, talvez o melhor que o Brasil tenha produzido, até o presente momento? Pois ai, vem uma ainda melhor. O tríplice coroado Secretariat tem 18 linhas de St. Simon, sendo 15 por distintos mensageiros, sendo nove machos e seis fêmeas. Não teria sido ele o melhor que os estados Unidos produziu nos tempos modernos? E olha que St. Simon, nunca teve o peso nos Estados Unidos que tinha no Brasil.

Desculpem-me, mas linebreds fazem a diferença. Eles podem não ser vistos a olho nu, mas isto não quer dizer que eles não lá estejam. Cabe a você procurar. E quem pode em sã consciência provar que eles não possam ajudar na performance de um cavalo de corrida, principalmente quando usamos elementos reprodutivos, que não são o melhor que o mercado tem a oferecer? Mas tem gente que, por total desconhecimento ou mesmo por querer ser do contra, acha que linebreds é coisa que não faz a menor diferença. E um direito de qualquer um duvidar, até do óbvio!

Eu por via das dúvidas, fico de olho colado no catálagos de Keeneland, a procura daquilo que passou a desapercebido dos olhos dos que realmente entendem.  Um catalogo leva de quatro a cinco dias para ser analisado. Quem assim não pensar, está minimizando suas chances do sucesso e entregando na mãe sorte os destinos de seus investimentos.

Um bom último fim de ano de 2012 para todos!