Conversando com um turfísta, lembrei-me do agente George Blackwell e principalmente de algumas coisas que com ele aprendi. Uma vez, almoçando em Newmarket, lhe perguntei qual era o seu mais importante cliente. E ele respondeu que a principio todos, mas haviam duas classes que ele mais apreciava: os marinheiros de primeira viagem, que lhe ficariam fiéis por três ou quatro anos, até que o sucesso lhes subisse a cabeça e achassem que já sabiam tudo. Logo, não precisariam mais dele. estes, segundo Blackwell, mesmo depois de anos, nunca mais voltariam, pois, nunca dariam o braço a torcer. E aqueles que não tinham tido sucesso e chegavam a ele, como náufragos à procura de uma tábua de salvação. Estes, eram os melhores, pois, se sucesso não tivessem, não era culpa dele, pois, eles antes nunca o tiveram. Em contrapartida se conseguissem levá-los ao sucesso, pelo menos ficariam leais a ele, pois, já tinham noção do que era ter estado do outro lado.
Pode parecer uma visão cínica do mercado. Mas todo britânico já nasce um cínico, e possui a verdadeira capacidade de sintetizar em poucas palavras, toda uma visão mercadológica. Foi com ele que aprendi a não ter medo do fracasso e que o que interessa na verdade, é o percentual de acerto. Ganhar sempre, é impossível. Mas se você ganha mais do que perde, existe chance de sobrevivência profissional. E a grande vantagem do turfe, é que um acerto no meio do alvo, paga por toda e qualquer desilusão anterior. O bom paga toda a conta. Logo, você tem que estar sempre focalizado.
Blackwell, era um defensor do equilíbrio, da facilidade de movimento e da expressão. Ele achava que os verdadeiramente diferenciados, tinham estes pontos em comum. O restante das qualidades apenas somavam a este tripé que para ele era básico. Esteve profissionalmente ligado a grandes cavalos, mas seu grande gol, foi ter sido comissionado por Edward P. Taylor, na compra daquela que achasse a melhor reprodutora oferecida no mercado. E Blackwell optou por Lady Angela, uma filha de Hyperion que se encontrava cheia de Nearco.
Preço recorde das vendas mistas de Tattersalls em 1952, ela depois de parir, voltou a ser coberta pelo mesmo Nearco, por ordem de Taylor e só ai veio a ser embarcada para o Canadá, onde pariu a Nearctic. Dai para frente todos nós sabemos o que aconteceu.
Pois bem, muito anos depois em Keeneland, conversamos sobre como Northern Dancer e a mãe de seu pai, Lady Angela, apresentavam tão grande semelhança física.
Isto é o turfe, nove na ferradura e uma no cravo. Mas esta única no cravo, faz você esquecer as outras nove. E George Blackwell, com certeza acertou várias no cravo.
SE VOCÊ NÃO GOSTA DE TURFE, PROCURE OUTRO BLOG. A IDÉIA AQUI NÃO É A DE SE LAVAR A ROUPA SUJA E FAZER POLITICA TURFISTICA. A IDÉIA AQUI É DE SE DISCUTIR TEORIAS QUE POSSAM MELHORAR A CRIAÇÃO E O DESEMPENHO DO CAVALO DE CORRIDA. ESTAMOS ABERTOS AS CRITICAS E AS TEORIAS QUE QUALQUER UM POSSA TER. ENTRE EM NOSSA AERONAVE, APERTEM OS CINTOS E VISITEM CONOSCO, O INCRIVEL MUNDO DO CAVALO DE CORRIDA, ONDE QUERENDO OU NÃO, TUDO É PRETO NO BRANCO!