Nada mais merecido, em meu ponto de vista, que no apagar da chama clássica nos Estados Unidos, tenha sido um grande prêmio em homenagem a aquele que foi um dos mais importantes treinadores do cenário moderno do turfe, Bob Frankel. E para mim a coisa ainda ficou mais completa, pela vitória ter sido conseguida, por uma égua, cujo pedigree, está a meu ver, acima de qualquer suspeita e que responde a tudo aquilo que aqui defendemos.
Qaraaba, é uma filha de do ganhador da Poule e do Jockey Club, e bem sucedido reprodutor Shamardal, elemento este imbreed em Hail to Reason 5x5 e em seu filho Halo 5x4, de onde ele me parece que tirou a maior parte de suas características, inclusive as físicas. A mãe de Qaraaba, Mokaraba, é a junção de dois elementos - Artaius e Muhaba - ambos descendentes da consagrada linha 2-f, mas ela própria detentora de imbreeds em Northern Dancer e Native Dancer. Todavia há de se notar que o produto do cruzamento de Shamardal com Mokaraba, propiciou o aparecimento de uma corredora que trás consigo a consagrada formula de imbreeds em Mr. Prospector e Northern Dancer, que de há muito já vem se avolumando, na produção de elementos de esfera clássica. Igualmente Rasmussen Factor em Natalma, por quatro vertentes, Qaraaba, além de ser uma descendente da já citada linha 2-f, ela tem como terceira mãe, uma das mais notáveis corredoras da era moderna, Salsabil.
Ganhadora a seu tempo do Irish Derby, Oaks, do One Thousand Guineas, do Vermeille, e aos dois anos do Marcel Boussac, todas provas de graduação máxima, Salsabil era ainda por cima uma filha do grande Sadler's Wells, na sólida ganhadora de grupo 2, Flaming of Tara, com um forte imbreed em Hyperion na razão 5x5x5. Sua força a meu ver estava também no fato de ser linebred no pai de Hyperion, o tríplice coroado durante a primeira guerra, Gainsborough. Dele ela possuía 12 linhas, cinco delas por individuais mensageiros, sendo dois machos e três fêmeas. Ela entrou para história ao bater os machos na prova mais importante da geração na Irlanda, depois de 90 anos de espera.
Reprodutivamente, ela que era irmã materna do bem sucedido no breeding-shed, Marju, embora não tenha vindo a produzir nada sequer semelhante a seu quilate, produziu a Alabaq (Gr.3 - ITY), Bint Salsabil (Gr.3 - GB) e Sahn (Gr.3 - USA). E até o presente momento, o único de seus descendentes a atingir com sucesso a esfera clássica, é Qaraaba.
Logo, fechamos o ano, com a certeza que existem vários caminhos para se chegar a Roma, mas este que defendemos parece ser o mais rápido de se chegar a ela.
Uma grande noite de virada de ano para todos.
SE VOCÊ NÃO GOSTA DE TURFE, PROCURE OUTRO BLOG. A IDÉIA AQUI NÃO É A DE SE LAVAR A ROUPA SUJA E FAZER POLITICA TURFISTICA. A IDÉIA AQUI É DE SE DISCUTIR TEORIAS QUE POSSAM MELHORAR A CRIAÇÃO E O DESEMPENHO DO CAVALO DE CORRIDA. ESTAMOS ABERTOS AS CRITICAS E AS TEORIAS QUE QUALQUER UM POSSA TER. ENTRE EM NOSSA AERONAVE, APERTEM OS CINTOS E VISITEM CONOSCO, O INCRIVEL MUNDO DO CAVALO DE CORRIDA, ONDE QUERENDO OU NÃO, TUDO É PRETO NO BRANCO!