Não sou daqueles que goste de rotular as coisas, mas de há muito que as éguas chilenas estão devendo reprodutivamente. Na verdade poucas foram as que luziram reprodutivamente no hemisfério norte. E sempre que uma égua de linha baixa por várias gerações originárias de um continente como a América do Sul sucede, penso que algo de muito especial tem que haver neste pedigree, para ele poder funcionar em centros de maior vulto clássico. Outrossim, sábado, a ganhadora de graduação máxima em seu pais de origem, Separata se tornou uma exceção. Seu filho Indiano, pelo inesgotável Indian Charlie, acaba de ganhar o Mr. Prospector Stakes (Gr.3) em Gulfstream Park.
Mas esta ganhadora do Artur de Lyon, tem que ser considerada mesmo uma exceção, pois, este é o seu segundo produto ganhador na seara de grupos. A potranca Separate Forest, por Forestry, havia já ganho o Las Cienegas Handicap (Gr.3) e me lembro que na época me veio imediatamente a mente, o fato desta ser uma portadora do significativo imbreed na grande égua Sequence, na razão 5x5, pois Sequence é a quinta mãe de Forestry e a terceira de Mr. Prospector, o avô paterno de Separata. Além de igualmente imbreed em Northern Dancer, Separata Forest é linebred em Nogara em oito linhas, por dois distintos mensageiros, ambos machos. Confesso que não dei muita pelota para este último fato. Mas things change...
Agora que Separata produz seu segundo ganhador de grupo, portanto, interessei-me em abrir seu pedigree, e qual foi a minha surpresa em encontrar um, que é imbreed em Northern Dancer 5x4, Raise a Native 5x4 e Nashua 5x5. Mas o detalhe a se chamar a atenção dos mais cuidadosos é pela segunda vez um ainda mais forte linebred em Nogara, desta feita em 11 oportunidades, por três distintos mensageiros: dois machos e uma fêmea, se mostrou presente.
Como uma vez pode ser sorte e duas coincidência...