Havia no inicio, um grande interesse em seus filhos, pois ele foi um soberbo dois anos que teve o grande azar de nascer no mesmo ano de um cavalo chamado Teofilo. Quando parecia que as contas entre ambos seriam acertadas aos 3 anos, eis que o novato George Washington, encrenca em termos de fertilidade e a Coolmore se viu obrigada a retira-o prematuramente, pois, se não, iria perder o concurso de um grande número de espetaculares éguas a George Washington destinadas e deixar estes seus clientes por assim dizer na mão. O fator comercial, como sempre, falou mais alto no núcleo irlandês.
Por isto, quando no primeiro dia de 2010, o primeiro produto de Holy Roman Emperor estréia e ganha, no Woodcote Stakes, o mercado foi tomado de êxtase. Um novo Galileo, parecia estar em formação. Ledo engano, pois este acabou sendo o único ganhador de stakes seu por toda a temporada. O pãnico tomou conta de seus responsáveis.
O serviço que era de 17,500 euros, caiu então em 2011 para 10,000, ano este que pelo menos a Coolmore pode respirar melhor, já que foram cinco stakes winners de pouco vulto, mas um de grande qualidade, Banimpire.
Como na Australia, ele igualmente parecia estar fadado a um frio começo, Holy Roman Emperor veio a ser oferecido para o sul hemisfério, a Deus e todo mundo. Parecia estar com duas patinhas na África do Sul, quando felizmente o Brasil aceitou o desafio, que hoje me parece uma barganha. Creio que este filho de Danehill, tenha tido uma grande temporada em 2012, com 10 stakes winners, entre as quais a ganhadora do One Thousand Guineas Stakes (Gr.1), Homecoming Queen e finalmente um macho que parece ter padrão, Morandi, ganhador do Criterium de Saint Cloud (Gr.1).
Por que disse finalmente? Por que, até ali os machos de Holy Roman Emperor, não pareciam fadados ao sucesso clássico. Rateavam. No parecer de muitos, corriam menos que as fêmeas. Seu serviço que em 2012 subiu para 12,000 euros, agora este ano alcança a marca de 20,000, e creio que as chances dele voltar ao Brasil, não são grandes, mesmo não tendo sucedido na Austrália, como esperava-se.
Não creio que nos arrependeremos,