ARGENTINA E CHILE
ESTÃO COMO PHOENIX
POUCO A POUCO RESSURGUNDO DAS CINZAS
NO CIRCUITO NORTE-AMERICANO DE CORRIDAS
ELES OPTARAM POR ISTO
EM DETRIMENTO DE OUTRAS PRERROGATIVAS
Quando a colcha não é grande o suficiente para cobrir a cama inteira, infelizmente a gente tem que optar qual parte do corpo humano terá que ficar descoberta. E rezar para não fazer muito frio. E isto me faz lembrar a história das Diretas já no Brasil. Um movimento que teve seu inicio em uma manifestação de mais de 300,000 pessoas em São Paulo, logo a seguir seguida por outra no Rio de janeiro com mais de 800,000. A coisa passou no Senado, mas infelizmente por conta da abstinência de 122 deputados da Arena, não pode ser aprovada por 22 votos, na Câmara. Porém, mesmo assim, com eleições indiretas, levada a efeito por um colégio eleitoral em 1985, indiretamente um presidente civil veio a ser eleito. Quis o destino que ele não viesse assumir, por doença seguida por posterior óbito. Outrossim, seu vice assumiu e mesmo fazendo o pior mandato que um presidente civil poderia levar a efeito, nossa democracia consolidou-se. Não vou discutir o fato que o lema, eu era feliz não sabia, fosse visto a primeira vista, como tão real, durante a era Sarney, mas o importante é que a opção que o povo brasileiro defendeu nas praças do Rio de Janeiro e São Paulo, com o tempo vingou.
Argentinos e chilenos, passaram por maus momentos, ao optarem pela velocidade norte-americana e pela inclusão em suas lides de cavalos provados no dirt. Disto não há a menor dúvida. Apenas que como tudo na vida, esta própria vida vai deixando as coisas se adequarem de uma forma límpida e duradoura. E, para mim, como observador do que acontece, mas visionário no que possivelmente poderá acontecer, penso que a decisão de ambos centros, agora parece estar dando os seus primeiros resultados, no centro que mais investe na aquisição de elementos originários da América do Sul: os Estados Unidos.
Il Campione e Mi Coqueta, são os dois melhores 2 anos de sua geração. Ambos são filhos de Scat Daddy, um cavalo tipicamente norte-americano com sucesso nos dois hemisférios. Il Campeone descende da corrente norte-americana instituída por La Troienne, pelo ramo difundido pelo grande criador Paul Mellon, o de Glowing Tribute- Mi Coqueta, descende da grande argentina Dorine, que igualmente gerou uma descendência capaz de ter sucesso em ambos hemisférios.
Ambos são influênciados pela forte presença de Mr. Prospector em seus pedigrees. Ambos tem como avôs maternos dois cavalos também norte-americanos e de reconhecida velocidade, principalmente Pleasant Tap. Lodo, desculpem a dedução que me parece óbvia, mas o ainda efemero, mas já notado sucesso, dos corredores argentinos e chilenos começa a se fazer presente. E certamente renderá frutos. E quanto a nós?
Acredito que o Brasil poderia se colocar numa posição superior a estes dois outros centros de criação se soubesse dosar, com mais equilíbrio, o que de melhor a grama e o fundo, de um lado e o dirt e a velocidade do outro, pudessem conviver. Isto numa plena harmonia. No mínimo aumentaria nossas opções de escolhas. O que não podemos é por estarmos escravisados por três potências do mercado, que nos impigem cavalos de fundo e de duvidosa velocidade e esperar que ganhemos a confiança do único mercado que realmente pode nos comprar em alta escala no hemisfério norte.
Não é preciso se relembrar que tivemos dois triplices coroados na geração de 2011. Um no Rio de Janeiro e outro em São Paulo. Ambos, filho de corredores de velocidade no dirt, e até que me possam provar ao contrário, eles ganharam até na milha e meia gramática de Cidade Jardim e Gávea, em retas mais longas que as norte-americanas.
Não seriam todos estes fatos, dignos de consideração?