Unbridled Elaine alcançando Spain no último pulo
Carol's Folly era uma égua cuja estrutura genética não me parecia confiável: Taylor's Fall em mãe Bob's Dusty. Merito do David Swartz que acreditou que algo tão dantesco assim, pudesse vir a gerar um ser diferenciado. Embora igualmente há de se levar em consideração, que fisicamente Carol's Folly era linda e isto para um criador de Ocala é primordial, pois, com raras exceções, vivem da venda de suas produtos.
Estudei o pedigree e aconselhei-o a mandar para o não comercial reprodutor Glitterman, e com isto determinar no produto em questão, imbreeds em In Reality 3x3 e Bold Ruler 3x5. Explanei minha teoria e ele ficou convencido que a única forma de fazer algo clássico acontecer seria duplicando o que de mais expressivo ela tinha em seu pedigree. E em Ocala, quando se fala em In Reality, é como se fala-se de Deus no Vaticano. E não é que a coisa funcionou. Glitter Woman, o produto desta união, ganhou 10 de suas carreiras, com nove segunda colocações e três terceiros, em um total de 23 saídas. E de quebra o Ashland Stakes (Gr.1).
Pois bem, o sucesso obtido com Glitter Woman, fez seu criador pensar mais alto e eu lhe indiquei desta feita Unbridled. A idéia inclusive era vende-la cheia. Mas quis o destino que ela viesse a ser rejeitada pelo sindicato do reprodutor. E assim Carrol's Folly foi levada a ser coberta pelo jovem filho de Unbridled, Unbridled's Song. Evidenciou-se então imbreeds em apenas In Reality na razão 5x3, mas pelo menos foi introduzida a almejada linha de Mr. Prospector no pedigree, à de Bold Ruler, já existente no pedigree de sua mãe. Decidiu-se não vende-la. E o produto daquela união Unbridled Elaine, além da Breeders Cup Distaff (Gr.1) ganhou outras cinco carreiras de suas 11 disputadas. Logo funcionou, também.
Foram dois cruzamentos que funcionaram, ainda mais que o David, a venceu nas vésperas da disputa de Distaff por um balaio de dinheiro, e ela nada mais produziu, mesmo coberta por outros cavalos, mais badalados e consagrados.
A última foto que fiz de Unbridled Elaine, quando de sua venda em Keeneland
Assim sendo, me sinto no direito de acreditar, que os imbreeds funcionaram em ambas situações. Ainda mais que Glitter Woman levada a reprodução e coberta por Unbridled's Song, produziu ao grade 1 winner Political Force e Unbridled Elaine servida por Forestry gerou a Etched e por Discreet Cat, a Out of Bounds, ambos ganhadores de grupo 3. Sempre é bom lembrar que Forestry é imbreed em Bold Ruler e de alguma forma voltavamos ao pedigree de Glitter Woman. Montem estes três pedigrees, e vocês irão entender exatamente a que me refiro.
Resumindo, esta é a forma que eu vejo como devem ser levados adiante cruzamentos, onde os mensageiros não sejam por demais fidedignos. Fato corriqueiro no Brasil. Inclusive não me parece tarde repetir que a Gisele Buchen tem irmãs que não exatamente se parecem com ela. Logo, uma fórmula pode vir a funcionar em um cruzamento e quando repetida, não funcionar na seguinte. Pode não funcionar nas duas primeiras tentativas e emergir do anonimato somente na terceira. Como pode até funcionar em todos ou não funcionar em nenhum deles. Mas suas chances de acertar certamente aumentam, quando você duplica os pontos de maior força em um pedigree.
Aqui estou em Keeneland ladeado dos criadores de
Real Quiet (Eduardo Gaviria) e Unbridled Elaine (David Schwartz)
o que não deixa de ser um luxo.