A revolução de 1932 no Brasil e a queda do muro de Berlim, aconteceram ambas, no dia 03 de outubro. Eu nasci no dia 3 de outubro. E daí? Nenhum destes dois eventos afetou a minha existência ou me fez ser isto ou aquilo. Outrossim, o povo brasileiro ter eleito o Lula, no dia 03 de Outubro, afetou negativamente a existência de toda uma nação.
Mas há de se convir, que uma coincidência que afeta a nós, amantes dos cavalos de corrida, foi sem dúvida, o nascimento de Bold Ruler e Round Table, no mesmo dia, com minutos de diferença, em cocheiras contíguas na Claiborne Farm, de Paris, Kentucky. E o que isto importa para a nossa industria? Eu diria, que absolutamente nada. Imaginar que coincidências possam ser importantes, para mim, supera até o nonsense do Dadaísmo. Coincidências para o dia a dia, funcionam como exceções para as regras. Existem, mas dela não podemos nos valer.
A teoria dos nicks, que alguns idolatram, e que eu respeito, não é produto de uma teoria das coincidências. É sim o atestado que certas formulas genéticas funcionam, como a de Nasrullah com Princequillo e de seus respectivos filhos Bold Ruler e Round Table. O fato de Bold Ruler e Round Table nascerem quase no mesmo minuto, nada tem a ver. O fato deles pertencerem a um mesmo haras, - como seus pais - isto sim facilitou que esta possibilidade proliferasse.
Não acredito que coincidências possam criar regras e normas de conduta. Estas dependem sim, de analises sobre situações e de soluções encontradas para a resolução dos problemas e implementação de melhorias. A criação de cavalos de corrida, vive das análises dos resultados. Quando estas são lúcidas, até as cópias se tornam lúdicas. Porém, isto de maneira alguma o priva de querer experimentar experiências não ainda testadas.
Boussac tentou algo novo: imbreeds de razões muito cerca dos pais. Funcionou. Ele chegou a dominar o mercado mundial por décadas. Porém, o fato deste senhor ter tido um final triste em relação a sua criação, criou uma conflagração genocida contra os imbreeds próximos, por parte daqueles que ouviram o galo cantar, mas não tinham certeza de onde. Hoje estes imbreeds estão voltando a voga. De uma maneira ainda tímida. E eles são notados principalmente em alguns chefes de raça como Danzig, seu filho Danehill, além também de Sadlers Wells, Mr. Prospector e Shirley Heights. Todavia, seriam eles os únicos que poderiam usufruir destes privilégios? Eu teria minhas dúvidas. Aliás, sempre as tive e graças a Deus existe gente que aceita minha tese e arrisca uma ou outra tentativa.
Fiz a tentativa que é apresentada abaixo.
Uma duplicação na matriarca Intriguing e um inbreed fechado em Deputy Minister na razão 3x2 e dois mais afastados em Buckapsser 4x5 e em Northern Dancer 5x4. Pode ser visto como um pedigree bem ajeitado. Para a tranquilidade da Sociedade Protetora dos Animais, o produto que nasceu desta união, recém desmamado, tem apenas uma cabeça, duas orelhas e quatro patas. Logo é normal. Para alguns, sendo eu um deles, ele fisicamente agrada demais.
NÃO SERIA COM OUTROS NOMES
A MESMA ESTRUTURA
DE FORMAÇÃO GENÉTICA
APRESENTADA PELO VENCEDOR
DO RICHMOND STAKES
QUE COMENTAMOS ONTEM AQUI?
Ai neste último fim de semana, Coralina, que já era ganhadora de graduação máxima, sagrou-se vencedora do Coaching Club American Oaks (Gr.1)
Notem que além do binômio mágico ela carrega em seu pedigree, um imbreed em Deputy Minister na razão 3x4. Alguém deve estar perguntando o por que da analogia. E a resposta é simples. Quando fiz o cruzamento acima descrito - e que hoje já tem um fruto - uma muito bem intencionado estudioso perguntou-me, por que arriscar um imbreed próximo de Deputy Minister, se esta duplicação neste champion 2yo, nunca havia ainda demonstrado ser válida na alta esfera? Respondo que da genialidade a loucura, a distância é mínima. Mas que de uma coisa tenho certeza: louco não sou! E gênio, muito menos.
Penso que a cópia, feita dentro de um critério técnico, lúcido e realista, evidentemente aumenta suas possibilidades de acerto. Ou no mínimo o acelera. Porém, não acredito que experiências novas devam ser tolhidas, pelo simples fato de estarem embasadas num "suposto" ineditismo. Curalina, - que corre muito - passa a ser a prova que este imbreed em Deputy Minister pode funcionar, embora quando eu tenha idealizado este cruzamento, há dois anos atrás, sua existência não era de meu conhecimento.
Deputy Minister é um chefe de raça, em ambos quadrantes. Provou para mim, ser capaz de transmitir velocidade através da distância. Por que então não testar a fórmula de sua duplicação o mais cerca possível dos pais?


