Não quero passar a errônea impressão que minha vó Adelina estivesse certa em 100% das vezes, embora ela tivesse uma certeza bíblica que estivesse. Em seus poucos lampejos de otimismo, ela dizia que querer é poder. A vida me ensinou que as coisas não bem assim. Existem controvérsias a este respeito.
Eu acredito que querer é um dom pessoal. Poder, tem que ser trabalhado, para se atingir o determinado patamar, daquilo que você quer.
Eu acredito que se todo o dia você fizer o seu dever de casa, comparecer preparado para as provas, no final suas chances de passar de ano são grandes. Ao contrário que você preferir optar por viver de improviso e ter a sorte como sua maior aliada. Aí, as garantias me parecem menores. E normalmente se transforma numa daquelas tragédias anunciadas.
Uma divida que considero inafiançável que você passa a ter consigo mesmo, é o falso consolo moral que tenta encobrir as covardias de suas inseguranças. Esta divida, tem nome: enganar-se a si próprio. Quando se cria, não pode haver insegurança. E aquele que cria vida e principalmente vida que pretende ser atlética, a necessidade de estar seguro no que está fazendo, tem que ser ainda mais sólida. E mesmo quando se erra, você tem que ter plena consciência do porque errou, para que da próxima vez, não cometa a mesma besteira.
Lembre-se que cavalo de corrida necessita pelo menos três anos, para se descobrir o tamanho do prejuízo. E mais do que isto, para se ter a certeza do acerto.
Temos muitos anjos e demônios dentro de nós próprios. Outrossim, todos tendem a se manifestar em um mesmo palco. Aquele que vive seu interesse do momento. Mas em se tratando de cavalos de corrida, - seja na criação, seja em carreira - estes companheiros inseparáveis de seu ser, não podem se manifestar, pois, exprimem sentimentos. Como escrevi aqui, em diversas oportunidades, você tem que ser frio e cirúrgico, como um cirurgião de cérebro, pois o final fabrica a origem. O sucesso de uma criação está espelhado nos bons resultados em pista. Nem sempre nos fundos conseguidos nos Tattersalls. E neste jogo, mais uma vez repito: o vencedor precisa do vencido, para legitima-lo.
Fall Aspen ganhou um grupo 1. Na reprodução veio a gerar nove stakes winners, sendo quatro dos mesmos de graduação máxima e foi tudo isto mesmo sendo uma filha do modestamente produtivo Pretense, - com duplicações nas matriarcas Gallenza e Selene -numa filha do apenas pouco acima da média Swaps. O fato de ter a matriarca Portage como avó sem dúvida alguma ajudou, porém as três linhas de Selene em seu pedigree, sugerem, pelo menos para mim, um alto índice de transmissibilidade de classicismo. Quem estuda pedigrees como eu, posso afiançar que as duplicações em grande matriarcas numa égua, aumentam em muito suas probabilidades de gerar elementos clássicos. Quando esta matriarca aparece em três posições, no pedigree de uma reprodutora, as probabilidades desta reprodutora consagrar-se, serão ainda muito maiores.
Quais as garantias? Nenhuma. Outrossim, há de se convir, que quanto maiores são as probabilidades melhores serão as suas chances.
Este fim de semana outro descendente direto de Fall Aspen ganhou prova importante na Europa. Foi uma listed. Pode parecer uma coisa simples. Mas acreditem, não é. E uma situação fácil de ser identificada: quanto mais Fall Aspen se afasta das primeiras gerações, mais sua árvore se expande e isto apenas demonstra por que Fall Aspen tem que ser considerada uma matriarca.
Imaginem se duplicarmos Fall Aspen. E isto não é difícil de acontecer, no momento em que ela produziu a vários reprodutores. O problemas é que eles estão espalhados pelo universo. Mas valeria a pena o esforço. Afinal, no intimo de sua mente, não lhe passa pela cabeça haver uma boa chance de reforçar este pedigree de uma classe que já está se provando superior, através de gerações?
FALL ASPEN (Gr.1-USA)
.....BIANCONI (Gr.2-GB)
.....COLORADO DANCER (Gr.2-FR)
..........DUBAI MILLENIUM (Gr.1-GB/FR/UAE)
.....Dance of Leaves
..........CHARNWOOD FOREST (Gr.2-GB)
..........Desidered
...............DESIDERATUM (Gr.3-FR)
..........MEDAALY (Gr.1-GB)
..........Viase de Fleurs
...............MR. GNOCCHI (Gr.3-HK)
.....ELLE SEULE (Gr.2-FR)
..........ELNADIM (Gr.1-GB)
..........KHULOOD (Gr.3-GB)
..........MENTHAAF (Gr.1-IRE)
...............NAJAH (Gr.2-ITY)
...............Tanaghum
....................TACTIC (GR.3-IRE)
....................Zahoo
........................CONVERGENCE (Gr.3-IRE)
..........Only Seule
...............OCCUPANDISTE (Gr.1-FR)
....................Impressionante (Gr.1p-FR)
.........................INTELLO (Gr.1-FR)
....................Mondialiste (Gr.1p-FR)
....................ONLY ANSWER (Gr.3-FR)
.....FORT WOOD (Gr.1-FR)
.....HAMAS (Gr.1-GB)
.....MAZZACANO (Gr.3-GB)
.....NORTHERN ASPEN (Gr.1-USA)
..........Jade Aspen
...............Aspen Cat
....................GERMANICO (Gr.1-VEN)
..........Mocdavia
...............Aspen Leave
....................REGINETTA (Gr.1-JPN)
.....Prince of Thieves (GR.1P-USA)
.....Sheroog
..........Gorband
...............EUROPA POINT (Gr.1-SAF)
..........KABOOL (Gr.2-FR)
.....TIMBER COUNTY (Gr.1-USA)
