Penso que é uma carreira que um cavalo basileiro poderia vencer. Não tenho duvidas que trazido este ano para os Estados Unidos e perfeitamente aclimatado para o hemisfério norte e adaptado para o dirt, um cavalo do calibre de Laurent, invicto na areia carioca, seria um sério contendor para a Breeders Cup Dirt Mile, como seria também, por exemplo, Girua.
A única coisa que me deixava apreenssivo em relação ao abusivo favoritismo dado a Catherina's Cruise era o fato de seu treinador já ter 40 cavalos inscritos em Breeders Cups e não ter ainda vencido nenhuma. Como disse respeito a quem consegue levar um cavalo a um vôo maior, mas nunca em pelo menos 20 oportunidades, atingir a altura de cruzeiro, realmente me peocupa. E este ano vinha com dois favoritos, um na dirt mile e outro na Classic, com Accelerate.
Mas de 40 foi a 41 e Catherinas Cruise apagou-se já no final da curva. Largou por fora de todos e abriu ainda mais. Trazido para dentro foi obrigado a esforço desnecessãrio todo o percurso por fora e antes de entrar na reta já apanhava que nem cão raivoso.
City of Light venceu, convenceu, mas não acho que possa ser considerado ainda um grande cavalo de corrida. Igualmente chama a atenção sua duplicação em Somethingroyal e ser filho de Quality road, para mim um dos cinco melhores reprodutores, hoje em atividade nos Estados Unidos. Tem pedigree totalmente focalizado no dirt. Como é de dominio publico, Quality Road trata-se de mais um filho de Elusive Quality a dar certo no breeding-shed. Teremos algum filho seu que possa se tonar reprodutor no Brasil? Pobre a criação que perde todas estas oportunidades...