Sei que pode parecer estranho, e até retrógrado de minha parte, mas certos treinadores brasileiros abusam da capacidade de resistência de nossos animais. Quando o estreiam bem, voltam em 15 dias para uma corrida que acreditam que possa finalizar de uma mesma forma. Muito aqui se vieram vitimas deste procedimento. No Brasil, ainda mais,
Vou ao ponto, mas antes gostaria de abrir num parênteses e de afirmar que Constitution já foi por mim aqui citado como o jovem reprodutor que mais me impressionou, neste início de possível ascensão. Mais até que American Pharoah. Pois bem, vi alguns de seus filhos correrem e os que atingiam com sucesso ate aqui a esfera clássica, me impressionaram pela vontade extrema que demonstram de querer vencer. Pois fechamos este breve parênteses.
Recentemente, um de seus filhos, precisamente Independence Hall estreiou de forma mais do que convincente e a seguir aplicou uma sapecada em seus adversários em Aqueduct vencendo por mais de 12 corpos a milha do Nashua Stakes (G3). Sei que esta época em Aqueduct e com as proximidades da Breeders Cup, há de se suspeitar, que não seja nada de anormal. Desculpem aos que assim o pensam, outrossim precinto que seja.
Trobetta seu treinador não o colocou no Remsen Stakes (G2) que seria para Baffert, Pletcher e Zico a ordem natural das coisas. São cinco semanas de espaço, porem creio que a não insv+crição de Independence Hall, tenha como objetivo aquilo que chamo de voos maiores.
Ele me parece the real thing e seu pedigree me agrada sobremaneira sendo ele um descendente de Tapit, com três importantes imbreeds como pode ser visto no pedigree que se segue.
Constitution não estava em meus planos originais e nesta sua primeira geração - onde recebeu nada menos que 172 éguas - já demonstra ser algo que poderá ascender o patamar dos garanhões de ponta. Seus serviço subiu de US$15,000 para US$40,000 e pelo que tenho visto, será ainda pouco.
Mas voltando ao assunto original, creio que muito de nossos treinadores estão indo muito cedo ao pote. Estreiam, ganham e em 1r dias o nome volta para a urna. Isto em potros de dois anos, ainda em seu desenvolvimento fisico, me parece altamente irracional.
Acredito, pelo que até aqui acompanhei que Trobetta está propenso a perder um titulo de Champion 2yo em função de ter uma auspiciosa participação na tríplice coroa do ano que vem. Estaria ele sendo conservador de mais? Não, apenas que ele tem apenas uma jóia as suas mãos, enquanto outros possuem uma verdadeira joalheria em seus barns.
Sou ainda daqueles que acredito que num cavalo de corrida a subida deve ser feira passo a passo, Forçar uma subida acelerada, pode até dar certo, mas não creio que seja este o caminho, Pois me parece que a tendência de colocar os bofes pela n+boca, tornam-se inevitáveis
