HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS SÃO PEDRO DO ALTO

HARAS SÃO PEDRO DO ALTO
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO - Qualidade ao invés de Quantidade

HARAS RED RAFA

HARAS RED RAFA
HARAS RED RAFA - O CRIADOR DE PLANETARIO

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

JOCKEY CLUB BRASILEIRO

JOCKEY CLUB BRASILEIRO
JOCKEY CLUB BRASILEIRO

sábado, 16 de novembro de 2019

PAPO DE BOTEQUIM: O NEOPLATONISMO RENASCENTISTA

Percam alguns minutos e perguntem a si mesmos, como poderíamos perceber a realidade exterior se perdemos o contacto com a realidade interior? 

Este fragmento do pensamento Neoplatonismo Renascentista de Marsilio Ficino espelha para mim, uma verdade intrínseca, que você ao estudar um pedigree e disseca-lo em seu exterior, tem que conhecer sobejamente seus detalhes interiores  e isto só será possível, se você tiver o conhecimento interno da questão: aquilo que reputo ser a realidade interior. 

Cada nome que aparece em um pedigree representa uma vida, uma existência que poderá ser atleticamente bem concebida ou não. De maneia alguma são letras perdidas. E dentro deste estado atlético bem concebido, existem distâncias, tipos de pista, forma de atuação, idade de maior sucesso e todos outros detalhes que compõem uma existência e podem tranquilamente lhe dar uma idéia da vereda a ser tomada.

Muitos criadores adoram a superposição de caracteres, como forma de imprimir melhor a qualidade em um individuo e desta forma congregam um maior numero de elementos comprovadamente velocistas, precoces, staminados ou resistentes. Estes que assim o fazem acreditam que desta forma poderão ter mais chances de fixar características e consequentemente, obter sucesso. Outros aos contrario, tentam dar mais stamina a linhas que carregam apenas velocidade, ou endurece a facções apenas precoces. Qual dos dois processos poderia ser considerado mais eficaz? Juro que se soubesse lhes contaria.

O importante em toda esta questão, é o controle que o criador deve ter na hora da concepção de um cruzamento. O aquele famoso o que é melhor para min ha égua. E o que seja melhor para a mesma quase sempre será aquilo que ela precisa.

O que suspeito? É que o pedigree de um cavalo é um mapa, desenhado por esmero de alguns, conseguido por sorte no caso de outros, mas que formam uma nova existência. Mas se houver "desbalanceamento" nas funções de posições que considero básicas,  ele pode se tornar o avesso de um mapa do inferno. Entra ai o sentimento que cada criador deverá ter. 

Quando examinei Estrela Monarchos em Keeneland, a havia selecionado para fazer parte de minha inspeção, pelo simples fato de ser ela produto de uma estrutura formada por três ganhadores do Kentucky Derby, Monarchos, Fusaichi Pegasus, Northern Dancer e um ganhador do Travers Stakes, Buckpasser, e isto consubstanciado numa linha materna cuja avó Golden Oriole era uma irmã inteira do ganhador do Irish Derby, El Gran Senhor. Ah, mas ela era uma Monarchos? Sim ela nunca deixou de ser e foi por isto que ela veio para o Brasil e não foi mantida nos Estados Unidos, onde iria indubitavelmente uma craque: Disto hojenão tenho o menor resquício de dúvida.

O que poderia correr esta égua? Teoricamente carreiras em torno dos 2,000 metros. E nesta distância ela ganhou o Roberto e Nelson Seabra, de uma maneira pouco vista na história desta prova no hipódromo da Gávea. Logo neste caso houve uma superposição de características. Classe no meio fundo.

Estava tudo lá no pedigree, tim tim por tim tim. E pasmem, ninguém foi lá sequer vê-la. Porque? Porque a grande maioria do mercado se pegou no fato delam ser um cruzamento entre dois elementos fracassados, Monarchos e Fusaichi Pegasus. E ai eu pergunto: como poder perceber a realidade exterior se perdemos o contacto com a realidade interior? 



Não quero ser, de maneira alguma, um arauto Neoplatonismo, mas as pessoas leem e simplesmente não assimilam. Não veem e se deixam levar por dogmas e superstições. Talvez pela falta de conhecimento. Olhem a estrutura do pedigree de Cara Rafaela: um Champion Miler Quiet American, com dois Champions 2yo Spectacular Bid e Never Bend e um Champion 3yo Northern Dancer. Não seria esta uma potranca com chance de ser precoce e capaz de vender ate os 2,000 metro. aos dois e três anos. E o que foi Cara Rafaela, que não isto? Senhores, estamos falando de uma corredora que selecionei e foi a segunda mais votada dois anos de sua geração. Desculpem, mã não é mole não!



E o fato de Estrela Monarchos ser uma descendente da 8-f, Cara Rafaela da 4-m e Hard Buck ter como terceira mãe Gazala, heroína da Poule d´Essai de Pouliches e do Prix Diane? Abrir mão de uma linha materna consagrada, me parece um suicídio.

Porque Hard Buck não teria chance no King George? Seu pai ganhou o Kentucky Derby, seu avô materno o Derby de Epson,  o pai de sua segunda mãe laureou-e no o Arco e o de sua terceira, o Kentucky Derby, sendo o único cavalo na história a chegar a frente de Native Dancer. Não passou em momento algum em minha cabeça, que ele, até então visto como um milheiro alongado, não pudesse luzir no cenário internacional em seu mais alto nivel competitivo da milha e meia. Pesem bem, Hard Buck não tinha tudo para ser um cavalo dos 2,000 aos 2,400 metros? Ou vocês acham que compareci a aquele King George, para curtir Londres e ver a rainha?



Linhas maternas e estruturas genéticas são fundamentais na feitura de um pedigree que tenha classe. Pais e mãe o são também, mas eu acho que as estruturas e as famílias são ainda mais fortes. Agora imaginem isto selado com importantes imbreeds?

Estou a muito tempo nesta batida e vejo com bastante diferença como eram montados antigamente os pedigrees e o são hoje. Perdemos o contacto com a realidade interior dos mesmos. Nos deixamos levar pelo modismo. Deixamos nos moldar ao modismo. Cavalos como Zenabre, Sabinus, Xaveco, Egoísmo, Quiz, mesmo com chances exíguas, com as éguas certas, floresceram.

Passeamdo pelo Figueira do lago, com um de seus proprietários, ouvi deles uma indagação qual um pensamento alto. Se Forte American tivesse vivido,, não teria dido f+diferente o destino que hoje vivem? Um destino que tenta trazer para a égua o reprodutor que ela realmente necessita. E não a ela e as suas colegas aquele que lhes é obrigado a receber por imposição. Estive aqui vendo gerações inteiras de Holy Roman Emperor e Rock of Gibraltar e confesso que pelo menos em meu conceito, elas foram fisicamente inferiores as de cruzamentos casados nas necessidade de cada uma.

Esta medida, vitima das circunstâncias trágicas de um elemento, esta dando ao Figueira do lago a primazia de liderar a estatística de proprietários em nosso mais competitivo centro da atualidade, a Gávea. Não faria isto todo o sentido do mundo?

Na minha filosofia você tem que comprar, sabendo para que e para quem aquele elemento servirá a seus propósitos. Não apenas por ser um fisico bonito, ou um pedigree régio. Tudo tem que estar interligado para que suas chances de atingir o sucesso se vejam aumentadas. Principalmente num mercado qual o nosso que carece de genética e borbulha na presença de Neros e Caligulas.