Realmente pouco sabemos do que acontece além de nossas fronteira. E quando sabemos, estamos mais ligados na Europa e nos Estados Unidos. Outrossim, dentro de nossa realidade, acredito eu que deveríamos saber mais do que acontece na Ocêania, pois, tanto Australia, quando Nova Zelândia, tem mais haver, com as citadas regiões do hemisfério norte.
Se tivéssemos prestado atenção por exemplo na participação de Giants Causeway na Australia, dificilmente o teríamos trazido a preço de ouro, ele para o nosso continente, tendo os resultados que tivemos.
Vejo a Australia e o Japão como configurações que tranqüilamente podem vir a fazer frente ao poderio europeu, e não é de hoje que constato isto. Defendo esta tese a mais de duas décadas, quando ambos mercados eram vistos com displicência.
Mas a Australia tem algo de distinto do Japão e este algo esta relacionado ao total aproveitamento do reprodutor local. Tanto isto é verdade, que dos 15 primeiros colocados hoje, nas estatísticas de reprodutores por prêmios ganhos de seus filhos, 14 dos mesmos são do continente Oceânico.
Alguns segmentos vão a quatro gerações. Camo é o caso da nova sensação chamada Pierro. E a predominância da tribo Northern Dancer, principalmente pelo veio Danzig-Danehiill, brilha aos olhos de outros, pois detém 11 destas 15 posições.
Hoje tanto a Australia, quanto a Nova Zelândia se utilizam do sistema de shuttle como ajuste as suas linhas.Como abaixo pode ser visto, a tribo de Native Dancer não prospera nas terras dos C.
Cangurus e Coalas.
Penso que numa política bem estruturada e levada a sério de apoio ao reprodutor nacional, possibilita a criação de veios próprios. Isto determina uma soba de capital para a aquisição de fêmeas.
Pois bem, alguém se lembra de um reprodutor nacional que tenha tido sucesso e era filho de outro elemento nacional? Puxando pela cabeça, me vem a mente apenas Sabinus. Será que estamos certos e os australianos e neozelandeses errados?
Sejamos sensatos, pelo menos uma vez em nossas existências. Carecemos de investimentos e por pior que seja a situação, melhor se ater a u, nacional que tenha demonstrado gabarito em pista, do que os Netos e Caligulas da vida que aqui aportam e saem da nossa história, deixando um rastro de absoluta podridão.
MR. PROSPECTOR
…..Machiavellian
……….STREET CRY (12) 1-l
NORTHERN DANCER
…..Danzig
……….Bianconi
…………….NICCONI (AUS) (13) 10-d
……….Danehill
……………BLACK FRIARS (AUS) (5) 16
……………EXCEED AND EXCEL (AUS) (6) 23-b
……………FASTNET ROCK (AUS) (11) 2-f
………………..SMART MISSILE (AUS) (14) 5-h
……………Flying Spur (AUS)
………………..Casino Prince (AUS)
…………………….ALL TOO HARD (8) 1-p
……………Redoute´s Choice (AUS)
………………..NOT A SINGLE DOUBT (AUS) (10) 20-a
………………..SNITZEL (AUS) (7) 2-c
……….Green Desert
……………Invincible Spirit
………………..I AM INVINCIBLE (AUS) (3) 1-n
…..Fairy King
……….Encosta de Lago (AUS)
……………Northern Meteor (AUS)
………………..ZOUSTAR (AUS) (1) 8-k
…..Sadler´s Wells
……….High Chaparral
……………SO YOU THINK (NZ) (4) 13-a
ROYAL CHARGER
…..Turn-To
……….Sir Gaylord
……………Sir Tristram
………………..Zabeel (NZ)
…………………….Octagonal (NZ)
…………………………LONHRO (AUS) (15) 8
……………………………..PIERRO (AUS) (2) 1-t
…………………….SAVABEEL (AUS) (9) 1-o