Contudo o que vem acontecendo em Santa Anita me deixa no direito de observar que depois que sua pista de dirt, foi obrigada a se transformar num sintético e a seguir voltar para dirt, que se viu de um dia para outro afundada e seguida por muitos acidentes fatais que tudo isto veio a acontecer por quilo que chamo de o fator humano.
O departamento do Jockey Club que reporta estas injurias, afirma que no tempo do sintético, o índice de acidentes no hipódromo de Santa Anita, tomando-se em conta o universo de 1,000 saídas as pista, era de 1,23. Enquanto que no dirt atualmente esta na marca de 1,86. Logo o problema não só persiste como agrava-se. Houveram, recentemente mais de 30 acidentes fatais na pista de dirt de Santa Anita, e o último com Mongolian Groom, na Breeders Cup Classic, consternou o mercado. Não acredito que posso se ficar com os braços cruzados. Algo cheira muito mal.
O problema parecia estar debelado, pois a seis meses não eram notados problemas de injurias fatais. A pista foi remodelada. mas enquanto em Del Mar, em seu recente meeting de verão 2372 corridas vieram a ser disputadas sem um caso sequer de injuria fatal, em Santa Anita, no meeting que teve seu inicio no final de Setembro ao inicio de Novembro, sete casos de injurias fatais, aconteceram, sendo quatro à vista dos turfistas e três durante as matinais.
Não sei se temos dados estatísticos sobre as pistas de Gávea e Cidade Jardim. Outrossim, não vejo possibilidades de mudanças práticas em nossas pistas. Na falta de recursos financeiros, só nos resta rezar.

