HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS SÃO PEDRO DO ALTO

HARAS SÃO PEDRO DO ALTO
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO - Qualidade ao invés de Quantidade

HARAS RED RAFA

HARAS RED RAFA
HARAS RED RAFA - O CRIADOR DE PLANETARIO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

JOCKEY CLUB BRASILEIRO

JOCKEY CLUB BRASILEIRO
JOCKEY CLUB BRASILEIRO

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

PAPO DE BOTEQUIM: UM SUICIDIO QUE PODERIA SER EVITADO

O desabafo do Marcelo, quando de seu comentário sobre o ridículo preço alcançado por um vencedor da tríplice coroa carioca em venda dias passados, de cavalos em treinamento, para mim deve ser levado em conta, como um grito de alerta. Ele, como estudioso e investidor no mercado, se revolta com a situação que se avizinha de nosso turfe. Outros, ao contrário as aceitam com resignação. 

Há milhares de milhas em que me encontro, não tenho como ele a capacidade de avaliação necessária, que o dia a dia lhe trás. Apenas comento que nunca vi Plenty of Kicks como um cavalo que merecesse ser tríplice coroado, ou será que ele pode ser comparado a Bal a Bali como cavalo de corrida? Outrossim, fez por merecer e assim o foi e depois levado a reprodução, certamente falhou em seus propósitos, num haras que reputo de boa linha. Resta se tentar descobrir o porque. 

Poucas chances? Qualidade das éguas? Criação de seus produtos? Sim até isto tem que ser levado em consideração, pois os haras - mesmo os considerados de boa linha - passam também por períodos em que os resultados não aparecem. Logo, trata-se de uma situação complexa. Sinto apenas que um suicídio cantado em ode e verso previsto, tenha sido assim mesmo impetrado, quando o resultado financeiro do mesmo em nada somaria a situação econômica de seu proprietário. Ou alguém suspeitava que ele se sairia bem em uma venda publica nos dias atuais?

O Marcelo bramiu para acordar aqueles que fazem parte da atividade, principalmente os que dirigem a mesma. Segundo ele há muita omissão que certamente gera resignação. Omissão esta que gera, problemas ainda maiores. Parece que a  OSAF quer rebaixar um número significativo de provas hoje graduadas, principalmente no concernente as destinadas para sprinters em Cidade Jardim. Não vou aqui discutir a validade ou não da medida. Apenas reflito que se for verdade, muito a se lamentar, mas pouco a se reclamar. Como as provas, que um dia foram consideradas grandes no Cristal e no Tarumã, e perduraram de graduação máxima durante um período maior que a qualidade das mesmas exigia, e que para mim mancharam a imagem de muitos grandes cavalos que haviam ganho anteriormente.

Tomo como exemplo quando da vitória de Belo Acteon no Grande Prêmio Brasil. Ele naquela oportunidade ganhou de dois cavalos que considerava diferenciados. Too Friendly e Jeca, Ai um gaiato, me apartou quando leu de mim este comentário, escrevendo que aceitava Too Friendly como um diferenciado, mas Jeca, não. E me perguntou, se ganhar o Grande Prêmio Paraná, fazia de alguém um diferenciado? Pois bem, apenas o respondi, que no momento não, mas você tinha que saber separar o joio do trigo. Que embora neste século apenas Jeca e Mr. Nedawi pudessem ser considerados diferenciados, entre os vencedores do Grande Prêmio Paraná, houveram épocas que na lista de seus ganhadores haviam cavalos do quilate cavalos de expressão, do quilate de Kigrandi, Zirkel, Clackson, Riadhias, Grão de Bico, Arnaldo, Negroni, isto para se fixar apenas nas décadas de 70 e 80.

Deixar provas como estas apodrecerem é o mesmo mal de deixar reprodutores ir as vendas, em momentos nada propícios, quando até por compaixão, bem poderiam ser encostados e viver soltos no campo desfrutando das glórias que um dia trouxeram a seus responsáveis.

Apenas a titulo de ilustração, perguntei a cinco participantes ativos do mercado,, um veterinário, dois dirigentes, um criador e um turfista o que acharam da idéia de se abaixar a graduação do GP.l São Paulo e do Ipiranga, - apenas como exemplos maiores -, e vamos ver quais a s justificativas que ele colocam em defesa da manutenção do patamar das mesmas.

Minha cara pode estar feliz, na foto de abertura, mas meu sentimento sobre a questão, não. Que mais amantes do turfe como o Marcelo, gritem a plenos pulmões. Pois, temos que dar um fim a esta descida sem freios da atividade.