Se houve alguém que quiz o Tite na seleção fui eu. Desespero? Talvez, pois, Dunga era muito difícil de engolir. Mas depois de uma classificação primorosa, tivemos uma Copa capenga, onde contra a Bélgica , ficou clara sua inépcia de virar um jogo. Tite provou-se indeciso e incapaz de tentar qualquer reação. Entregou-se.
Dai para frente é muito ti-ti-tti e poucos resultados. Agora vem o lado politico, que foi criado para colocar-se numa posição, em que ele se for dispensado, será por um motivo politico. E não por nossa seleção ser uma concha de retalhos e incapaz de demonstrar um bom futebol, sequer mesmo contra o Equador. E caso seja dispensado, seu sucessor será contratado, por participar de um lado politico favorável ao atual governo. Esta é a narrativa que será criada, e evidentemente defendida pela Globo e seus comentaristas baba-ovos. Alfinetadas a parte, tanto Tite como Renato chegaram a esta posição por méritos próprios, não por suas convicções politicas.
Vivo no mundo do turfe. Um mundo também repleto de narrativas, onde as pessoas emitem opiniões e se mostram incapazes de demonstrar fatos que consubstancies suas teses. E esperam de você inconteste anuência. Fiz mais inimigos, do que amigos, durante anos por sempre ficar ao lado dos cavalos, independentemente quem sejam seus proprietários, e sei que muitos que leem este blog, o fazem não para tentar aprender ou compreender, mas apenas para se munir de algo que consideram importante para nutrir suas criticas. Tentar ser coerente com seus conceitos, fere o brio de muita gente, que prefere um afago falso, a uma critica construtiva,
Mas não seria agora, que com mais de 70 anos, irei mudar.
Outrossim, creio que mudanças sempre sejam necessárias. Não com frequência em conceitos, mas sim nos nomes que fazem estes conceitos persistirem décadas após décadas. Isto chama/se repaginamento.
Quem seriam no mundo os mais importantes pais de segunda mãe, e que assim fundamentam os pedigrees clássicos modernos? A meu ver esta situação não é tratada pelo investidor brasileiro, como deveria ser tratada. Afinal, eles fazem parte da construção de uma estrutura genética que pode exercer bastante importância dentro do quadro geral.
Nomes como Danehill, Danzig, Caerleon, Alydar, A. P. Indy, Habitat, Sadler´s Wells, Alleged, Blushing Groom, Vaguely Noble, Ghadeer, Affirmed, Darshaan e outros nomes considerados sólidos neste posicionamento no pedigree.
Não existe um numero mínimo para se considerar a efetividade de um reprodutor, seja como avô materno, pai de segundas e terceiras mães, pois ele depende do número de éguas que passam a completar as três posições no pedigree. Por exemplo, hoje Danehill é mais efetivo como pai de segunda mãe que Galileo. Mas o será futuramente? O tempo dirá.
O que sempre aconselho, é que quando uma égua lhe é proposta, seja prestada a devida atenção a sua estrutura genética, pois, se ela for sólida, as chances de sucesso da mesma, crescem num percentual significativo. Isto somado ao fisico, a linha materna são para mim os três pontos básicos. São efetividades como estas que o Tite não tem.