A bem da verdade, as chefias de raça, nada mais são, que uma transfiguração pontual de um tribo. Vou me explicar melhor, pois como Mario Quintana uma vez deixou claro, quando um leitor pergunta ao que escreveu, o que ele quiz dizer com isto, é porque um dos dois é burro. O que discordo. Acho que em 90% dos casos, quem escreveu não foi suficientemente capaz de deixar clara, sua linha de raciocínio.
Uma das características deste último, é a diversificação. Ao contrário dos Nasrullah e Royal Charger que primariam pela continuidade em vias reduzidas, Mr. Prospector o faz em larga escala por diferentes mensageiros. Mas há de se convir, que as veredas estabelecidas por seus filhos Fappiano e Gone West, parecem ser as que mais vida longa terão.
Hoje na vereda Fappiano, um filho de seu filho Unbridled, Empire Maker, parece estar criando uma vida que além de própria me parece por demais promissora. Ele que deu a Bobby Frankel sua primeira prova de um triplice coroa, o Belmont stakes, está tentando montar a sua própria árvore.
Empire Maker ganhou o Florida derby, o Wood Memorial e foi segundo para o castrado novaiorquino Funny Side, no Kentucky Derby. Logo, pode ser considerado na elite dos três anos entre os de sua geração. Iniciou o seus serviços no haras que o criou, a Juddmonte farms, porém depois de alguns anos foi transladado para o Japão, onde permaneceu por quatro temporadas.
Se subestimar Danehill na opinião de seu criador, foi o seu maior erro, diria que ter vendido Empire Maker para o Japão, certamente foi o segundo. O que prova que mesmo nas mais bem dotadas mentes, há espaço para o erro.
A Gainesway Farm, trouxe Empire Maker de volta para a temporada de 2016. E eis que aquele, que parece ter sido a razão do repatriamento de Empie Maker, seu filho Pioneeerof the Nile (foto abaixo), pouco a pouco, vai pavimentando sua própria estrada. A despeito de um número menor de reprodutores de sua vereda tenham sido explorados, se levarmos em consideração o número explorado pela vereda de Unbridled´s Song. Levando-se em consideração, todo aquele capaz de gerar pelo menos um individual ganhador de grupo neste século.
Fica claro para mim, a luz dos resultados, qual o rio que terá mais chance de chegar ao mar. Por intermédio do tríplice coroado American Pharoah? (foto abaixo)
Isto, evidentemente dentro da luz de um sentido lógico, respaldado por um universo de ganhadores de grupo. Se não consigo ser mais claro, desculpe, mas me parece claro a base do raciocínio.