HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS SÃO PEDRO DO ALTO

HARAS SÃO PEDRO DO ALTO
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO - Qualidade ao invés de Quantidade

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

JOCKEY CLUB BRASILEIRO

JOCKEY CLUB BRASILEIRO
JOCKEY CLUB BRASILEIRO

sexta-feira, 13 de maio de 2022

PAPO DE BOTEQUIM: OS MARINHEIROS DE PRIMEIRA VIAGEM


Poucos, ou praticamente nenhum, foram os comentários que presenciei sobre um fato que me pareceu remarcável nesta ultima semana, na disputa tanto do Derby quanto do Oaks. Ambos vencedores eram filhos de reprodutores de primeira geração. E tem mais. A terceira e quarta colocadas no Oaks, o são também.

Não me recordo de outros resultados tão convincentes como estes de elementos de primeira geração. Será que estamos presenciando uma mudança de comportamento?

Talvez. Se não vejamos. Keen Ice, Arrogate, Gun Runner e Cupid são novatos e Not This time, pai de Epicenter (segundo no Derby) e Upstart, pai de Zandon (terceiro no Derby) e Kathleen O (quinta no Oaks) de segunda geração. O que em outras palavras quer dizer que os novatos realmente dominaram o pedaço. De fio a pavio. Sem perdão.

Poderia isto acontecer no Brasil? Dificilmente, pois, poucas chances são das aos novatos, embora há de se aceitar que ainda no inicio, algo semelhante possa estar acontecendo com Kentuckian e Emcee. Pois, parecem estarem colocando seus casquinhos de fora. O tempo, dirá de seus reais potenciais.

O que ambos tem em comum? A presença de Unbridled´s Song em um como avô materno e em outro como pai. Kentuckian tem um pedigree que considero correto, com vários nomes certos em posições chaves e se levarmos em consideração ser um descendente direto de Lady Be Good - égua de excepcional participação na criação brasileira - podemos entender este seu bom começo.

Não sei como se encontra seu processo de seu registro definitivo, já que este teve, por razões que não cabem a mim discutir, um inicio tumultuado desde a sua importação. Mas como no Brasil, tudo se dá um jeitinho, espero que o jeitinho tenha sido dado.

Trata-se de um descendente direto de In Reality (foto de abertura), pelo ramo estabelecido por seu avô, o ganhador de duas Classics, Tiznow (foto de fechamento) - uma sobre Giants Causeway - numa linha materna que já ressaltei como de sucesso em nossa criação, irmão materno de reprodutor que demonstra bons serviços nos Estados Unidos, MacLeans Music, na verdade, por possuir uma estrutura genética materna sólida, formada pelo citado Unbridled´s Song, Gone West, Damascus e Buckpasser.

Se isto só não lhe bastasse, é duplicado na matriarca Incantation, responsável por Seattle Song e bisavó de Unbridled´s Song. Além de seu pai ser imbreed em Northern Dancer e sua mãe em meu. Prospector, conferindo-lhe por "linhas tortas" um binômio mágico.

Eu acho bárbaro você ter um Galileo, um Tapit, um Dubawi, um Curlin, um Into Mischief, um Frankel, ano após ano funcionando. Porém, é necessária a renovação. Nós choramos as pitangas com os desaparecimentos de Wild Event, Agnes Gold e Put it Back. Foi triste, mas há de se convir que tivemos a sorte deles terem durado muito. Não podemos nos queixar. Se tivéssemos uma renovação constante, poderia ser que suas faltas não viessem a ser tão sentidas. 

Porém mais triste me pareceu o desaparecimento prematuro de um Fluke.

Perder algo de qualidade, no turfe, é sempre ruim. Porém, não ter peças a altura de reposição é mais triste ainda.