HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

terça-feira, 5 de julho de 2022

AVISO AOS NAVEGANTES


Quem teve a oportunidade de assistir ontem a live do Ninho do Albatroz, tomou conhecimento da dificuldade que foi estabelecer nos anos 80, uma base de cavalos brasileiros nos Estados Unidos. Deixando de lado opiniões pessoais sobre o sucesso ou o fracasso da mesma, a iniciativa por si só, coroou para mim, seu objetivo principal, o de fazer ver a um dos mais importantes mercados, a nossa simples existência.

Para se ter uma idéia, quando me estabeleci nos Estados Unidos, ao final dos anos 80, uma vez num churrasco fui abordado pelo então editor chefe da revista Bloodhorse, que com a maio desfaçatez me perguntou se tínhamos hipódromos no Brasil. Aceitava o desconhecimento de nosso mercado, mas não a este ponto de total ignorância.

Logo sei das dificuldades que o José Luiz Polacow e seu grupo, deve ter passado, ao tentar assentar-se na California. A sociedade norte-americana só se preocupa com o próprio umbigo, e a que militava no turfe daquela época, mais ainda. Seu desconhecimento para conosco, era atroz. Repulsivo, diria até. 

Teríamos que ser notados, pois, comprávamos nas vendas de Keeneland, e os cavalos brasileiros já faziam algo que merecesse respeito. Outrossim, éramos constantemente confundidos, como os argentinos. Quem achava que os yankees acreditavam que a capital do Brasil era Buenos Aires, não estavam de maneira nenhuma, exagerando.

Desculpem a expressão, mas a verdade nua e crua é que éramos tratados como a asa da mosca que pousou na bosta do cavalo do índio, que morreu com dois minutos no filme. Quem abriu os caminhos, sabe o poder destas palavras. Fui o primeiro agente a estabilizar-me em Lexington, a Meca do cavalo de corrida no mundo, isto em 1987. A turma do Polacow o fez na California, poucos anos antes. Mas de uma forma ou de outra, a coisa funcionou.

Saber que o tordilho Lunard teve apenas 16 filhos registrados, me deixou perplexo. Tonteou-me. E sabem porque? Porque ele foi responsável por cinco individuais ganhadores de grupo, sendo três de graduação máxima, a se conhecer First Crop, Gift e Jury Anchor. Não lhes parece um índice de aproveitamento importante?

Saber que Pentagogo, foi adquirida no leilão do Pollo de Bagatelle na França, ela que era uma filha de Native Dancer, terceira colocada numa das preparatórias dos 1,000 Guineas, e que veio a ser a única filha deste excepcional chefe de raça a pisar na América Latina, não os surpreende? E o que dizer ser ela a quinta mãe deste fenômeno, invicta em quatro corridas, chamada Little Beaut?, Não prova absolutamente nada? E o que dizer do sucesso das linhas do Expert até hoje. Vejam na live, pois, os exemplos são estarrecedores. 

Desta forma, acredito que se você ainda não teve o tempo necessário ou mesmo o interesse de assistir esta live, que o faça, quando puder perder uma hora e um pouquinho, de seu precioso tempo. Foi uma volta a história que todo turfista devia conhecer.

E aproveito para avisar aos navegantes que dia 11 próximo, as 21.30 horas na plataforma de Revista Horse, no You Tude, teremos o ensejo de receber e entrevistar, o vice presidente do hipódromo de San Isidro.Juan Cruz Ramallo, e saber dele, como mesno com a situação econômica que se encontra seu país, o mercado continuas vivo, com vendas em dólares, sem prestações, com prêmios melhores e pagos e como uma exportação ainda aparentemente sólida.