HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS SÃO PEDRO DO ALTO

HARAS SÃO PEDRO DO ALTO
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO - Qualidade ao invés de Quantidade

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

JOCKEY CLUB BRASILEIRO

JOCKEY CLUB BRASILEIRO
JOCKEY CLUB BRASILEIRO

quarta-feira, 20 de julho de 2022

PAPO DE BOTEQUIM: SAUDADES DO PEDRO JARBAS

Tenho muitas saudades do Pedro Jarbas, principalmente de sua ousadia. Era um criador que acreditava nas linhas baixas e principalmente no poder de transmissão de Danzig, quando parecia que Sadler´s Wells é que iria dominar a situação. 

O Pedro, era um dos poucos, entre os criadores brasileiros, que não pedia por uma filha de Mr. Prospector ou mesmo Danzig e sim por uma descendente de Lady be good, Rough Show II, ou South Ocean.

Em sua rápida passagem pelo criatório nacional, estabeleceu correntes femininas que exploradas por outros haras, após a sua liquidação, deram bons frutos clássicos as todos. O Pemale, foi um marco na melhoria genética de nossa criação. Querem um exemplo?

Um dia em minhas andanças, descobri que Robert Sangster iria colocar nas vendas de Novembro em Keeneland, umas desmamadas, Avisei ao Pedro e ele me autorizou em ir examina-las. Fui e apaixonei-me por uma filha de Thatching, numa filha de Seattle Slew na champion 2 and 3yo, Northernette, esta além de ser uma Northern Dancer, tratava-se de uma irmã inteira de Storm Bird.

O Pedro nem pestanejou e mandou ficha. Foi imediatamente trazida para o Brasil, e batizada com o nome de Pim Pam Pum, pois, em minha opinião ela seria tiro e queda!

Infelizmente não foi, embora tenha ganho a única carreira que participou. Levada a reprodução, infelizmente nunca a ela foi dada um reprodutor de real respeito, - vide quadro que se segue e as aberrações a que oi submetida - mas mesmo assim ela veio a produzir com Burooj, a uma égua extraordinária no breeding-shed, chamada Qualibet.

    Qualibet, acaba de gerar com o abandonado e controvertido - não sei o porque - Nedawi, seu terceiro ganhador de grupo. Trata-se de Cromwell, que triunfou este fim de semana na Gávea, quando da disputa dos 2,000m do Grande Prêmio 16 de Julho (G2), uma prova preparatória para a nossa mais bem dotada financeiramente Copa.
    Qualibet entra naquele estágio que considero de matriarcas, já que além de Cromwell - um animal em nitida evolução - ela gerou a dois ganhadores de graduação máxima, Didimo (GP. Brasil) e La Vie en Rose (GP. OSAF), ambos como ele, por Nedawi
    Nedawi conquista seu trigésimo individual ganhador de grupo, e se Cromwell levantar a Copa, será o seu décimo sexto a fazê-lo na esfera maior, o que coloca este descendente de Blushing Groom, numa posição de relevo, pois, mais da metade de seus filhos ganhadores de grupo, o fizeram em provas de grupo 1. Afinal, isto é ou não é uma afirmação de classicismo?
    E o fato possível de Qualibet, ter gerado três ganhadores de grupo 1? O fato de Qualibet transbordar transmissão de alto classicismo não objetivaria interesse por parte de nossos criadores em usar cavalos como Didimo e Cromwell para fins reprodutivos? Esta é a pergunta que o Marcelo Augusto me fez.
    Outra pergunta e esta sou eu que faço aos renitentes detratores do óbvio. Uma linha materna baseada numa estrutura genética sólida, mesmo atingida por uma enxame de eletricistas, não garante classicismo de sua descendência com o tempo?
    O Pedro tinha a resposta a esta pergunta.