Aliás, aos mais novos um conselho de quem muito tempo atrás foi igualmente jovem. Reflitam bastante antes de tecer opiniões categóricas, em se tratando de cavalos de corrida, pois, uma coisa que o amadurecimento lhe trás com o peso da idade, é por exemplo que embora sua visão perca qualidade, seu cérebro propicia que você enxergue muito mais. Até aquilo que não se vê, mas se sente.
Reprodutores que você acredita, fracassam e aqueles que você, muitas vezes não coloca a mínima fé, simplesmente o surpreendem. O mesmo acontece com éguas de cria e inéditos por você selecionados. Tive a oportunidade de adquirir Vada e não o fiz. Ledo engano. Nunca teria comprado Pico Central, se o tivesse examinado quando ainda inédito. Seria naturalmente um engano ainda maior. Mas nunca, em momento algum. me deixei levar por aquela bobagem de não adquirir filhos deste ou daquele, que fisicamente me chamaram a atenção. E assim sendo, filha de Monarcos ou neto materno de Brac, nçao me importa. A qualidade fisica e aquilo que aquele individuo o fez sentir, quando por você examinado, tem que prevalecer.
Quando você está neste negócio por décadas, descobre que fisico melhores, são responsáveis por 90% dos grandes vencedores no mundo. Mas e os 10%, restantes? Eles não valem? E que existe uma coisa, que conta muito, e que apenas você começa acreditar com a experiência. Tem cavalos que te compram, e estes, quase em sua totalidade, confirmam.
Eliminei de minha vida profissional, dogmas e creio que há muito não sou influenciado por tabus. Respeito-os, mas me recusa a ser dominado por eles. E quando você se sente apto a selecionar um cavalo com qualidade suficiente, para ganhar Breeders Cups, Santa Anita Handicaps, Dubai Cups, Pellegrinis e King Georges, a sua confiança cresce e os dogmas e os tabus caem de maduro.
Por isto meu caro Ricardo A, respeito a sua crença que deste ou daquele cavalo nada há de vir. Todavia, como o que foi dito acima, com a experiência dos anos, você descobre que tanto daqueles que o inebriam, quanto os que você odeia, pode vir o craque que você tanto anseia, apenas com a ressalva, de que se você realmente sabe o que faz, os sucessos e os insucessos surgirão em percentagens distintas.