HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS SÃO PEDRO DO ALTO

HARAS SÃO PEDRO DO ALTO
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO - Qualidade ao invés de Quantidade

HARAS RED RAFA

HARAS RED RAFA
HARAS RED RAFA - O CRIADOR DE PLANETARIO

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

JOCKEY CLUB BRASILEIRO

JOCKEY CLUB BRASILEIRO
JOCKEY CLUB BRASILEIRO

quarta-feira, 25 de outubro de 2023

PONTO CEGO. AFIRMATIVAS PREMATURAS


Considero redes sociais uma merda. 

Alguém opina, 1,000 concordam, 5,000 se sentem ofendidos e 7,000 discordam. E as vezes o objeto de sua opinião nem sequer tomou conhecimento da mesma. E talvez fosse ele a única pessoa a ser ouvida. Vou explicar.

Para qualquer desportista de sucesso, é difícil determinar a hora certa de se aposentar. Que deveria coincidir com o auge de sua careira. Pendurar as chuteiras. Imagine para aquele que ainda por cima, está no topo da pirâmide.  No pináculo de sua existência profissional.

No futebol é impossível, pois as ligas menores, Estados Unidos, países árabes, China, os atraem com propostas mirabolantes. Nem Pele,     quanto menos Messi,  se retiraram ou irão se retirar na hora certa. Que diga-se a bem da verdade, passou por ambos de forma límpida e insofismável.

Para os jockeys, há esta chance e Frakie Dettori esteve muito cerca de conciliar o auge, com sua retirada de cena. Mas, desde o inicio de seu anúncio, que escrevi aqui mesmo, que isto seria difícil de se concretizar. E agora, sabemos que, o brilhante profissional, irá para os Estados Unidos, enfrentar outros desafios. 

Quando o afastamento parece eminentes a primeira pergunta que se faz a um esportistas, é que diga qual foi o momento máximo de sua carreira. No caso dos jóckeys, quem foi o melhor cavalo que montou. 

Lembro que quando entrevistei Charles Whittingham, lhe perguntei quem foi o melhor cavalo que treinou, e sua resposta imediata foi Sunday Silence. E quando a seguir lhe perguntei qual seria aquele que gostaria de ter treinado,, ele não perdeu um segundo sequer para enunciar o nome de Easy Goer.

Dettori, ao ser perguntado, foi charo, Gold Horn e Dubai Millenium, num mesmo patamar, mesmo o primeiro não sido corrido aos quatro anos, que segundo o profissional, em sua opinião, é o ponto máximo de seu apix atlético. Enable, ficou como o terceiro melhor, para a minha surpresa. Não lhe perguntaram, quem seria aquele que gostaria de ter montado, outrossim, acredito que em 95% dos casos, o perguntado diria Frankel.

Não imaginava que ele viesse a colocar Golden Horn, acima de Enable e nem nom mesmo patamar de3 Dubai Millenium, mas como diria vó Adelina, "vivendo e aprendendo" !

Neste ultimo domingo, estreou na Gávea, um potro chamado Olympic North e ele me deixou a impressão que irá um dia a pertencer ao patamar de Bal a Bali, Itajara, Much Better e alguns outros. Sei que muitos hão de pensar que por ser do H e R e por ser uma estréia, cedo para qualquer opinião. Mas para mim, a forma de galopar de cavalos como Frankel, Flightline, Camelot, Sea the Stars, Zarkava e companhia, os diferencia. Simples assim. E Olympic North a tem. Da mesma forma que  sua companheira de barn, Orla de Ipanema.

E com uma vantagem, dele parecer ser uma cavalo profissional e cumpridor de ordens, diferentemente de Orla, cujo maior adversário, que até aqui, parece ser seu temperamento. Fiquei o observando no passeio em frente ao partidor, Calmo e por duas vezes, juro que o vi bocejar. e transmiti minha impressão seu dono. Na corrida, tomou a ponta, seguiu em frente obedecendo ao comando de seu jóckey, mas seu galopar era completamente distinto dos que os seguiam. E quando foi pedido dele correr, flutuou...

Como descrever impressões? Não sei. Vejo e sinto. E confesso que comecei a notar esta diferença que os diferenciados tem sobre os outros, desde seus inícios,  assistindo as carreiras de Nijinsky e depois de Secretariat, na década de 70. 

Uma vez conversei como George Blackwell em Keeneland sobre isto, senti de sua parte aquiescência, pois, ele conseguia igualmente ver. E me contou que Piggott, tinha em Sir Ivor, o cavalo que pensa ter siso o melhor que montou, pela forma que galopava.

Cada um vê o turfe de uma forma. Eu tenho a minha, e até agora cavalos como Frankel, Zarkava, Flightline e os que enunciei anteriormente ainda em suas primeiras ou segundas carreiras, como merecedores do patamar máximo. Muitos acharam prematuras minhas observações. Contudo 90% delas foram confirmadas, o que me faz acreditar não serem estas afirmativas estapafúrdias. Prematuras, talvez. Estapafúrdias, não.

MEDO DE ERRAR? 
JURO QUE NÃO TENHO. 
POIS, TENHO CONSCIÊNCIA QUE ESTÁ INERENTE 
NA VIDA DE DE QUALQUER PROFISSIONAL, 
DE QUALQUER ÁREA, ENGANAR-SE. 
E ATÉ MAIS DE UMA VEZ.. 

O que não pode acontecer, é como um fotografo, captar o momento e deixa-lo passar para se ter maior certeza dele ser o momento. E sabem, porque? Porque você simplesmente perdeu aquele momento. E ademais se você term coragem de arriscar o dinheiro de seu cliente em um inédito, porque haveria de recalcitrar à frente de opinar sobre corridos?

City of Troy, Olympic North e Orla de Ipanema,- cada um em seu cenário e guardadas devidas proporções - foram enunciados "prematuramente" segundo alguns, mas acho que eles - os criticas não os corredores - vão se surpreender.