HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

segunda-feira, 29 de abril de 2024

COLUNA DA SEGUNDA

 

Os fundistas japoneses e o festival de Sha Tin


Ontem foi um sábado bem agitado aqui em Sampa. Buffet no almoço, chopp no final da tarde com uma outra turma aqui do condômino e despertador afiado pra acordar às 3:20 da madruga e acompanhar as carreiras na Ásia. Começando pelo Tenno Sho (Spring) uma carreira famosa pela homenagem ao imperador e por ser corrida em aproximadamente 2 milhas. Vitória muito dominante de T O ROYAL (mesmas conexões do japonês T O Password). Animal de 6 anos que reapareceu no final de 2023 após quase um ano parado e que ontem não deu confiança para seus rivais. Largou bem, correu entre os ponteiros e como um verdadeiro fundista seguiu para o disco. Animal será força na distância longa nas provas japonesas. Fracasso dos dois animais da Carrot Farm, um deles montado pelo João Moreira. Correrem muito pouco, mostrando mais uma vez a fraqueza da turma de 4 anos japonesa nascida em 2020. Vale citar que o velhinho Deep Bond chegou em terceiro na sua quarta participação. Ele chegou em segundo nos três anos anteriores. Dando uma palinha sobre o desempenho do João Moreira, na atual temporada japonesa ele tem 12 vitórias e aproveitamento de 27%. Show de bola.

Em Sha Tin, Hong Kong, tivemos 3 provas internacionais que contavam com algumas estrelas locais, uma tropa japonesa e alguns bravos europeus perdidos na Ásia. A conversa durante toda a semana no hipódromo foi sobre as condições da pista que estava muito pesada devido às fortes chuvas. Essa condição de pista não favorece em nada os animais japoneses. Começando pelo páreo de velocidade, o destaque era California Sprangle, recente ganhador em tempo recorde em Dubai. O velocista tomou a ponta, mas não resistiu a outrabala nascida na Austrália, INVINCIBLE SAGE. Bem corrido por Hugh Bowman, ele veio a dominar com facilidade o líder deixando a supremacia na distância em aberto, já que o Lucky Sweynesse está fora de combate. Muito perde e ganha na divisão. Fracasso total dos japoneses e da égua irlandesa. Fecharam a raia.

Na milha a grande expectativa era para mais uma vitória do incrível Golden Sixty, contudo carreiras são carreiras. Lindo no padoque, mas contando com um jóquei menos experiente que a turma da Austrália, Golden Sixty não apresentou sua aceleração natural e ficou apenas em um apagado quarto lugar. Brilhou Zac Purton e BEAUTY ETERNAL que fizeram um ritmo de corrida muito lento e conseguiram resistir aos ataques de seus rivais mais próximos. Os três primeiros no disco tinham os melhores jóqueis australianos do momento em seus dorsos. Ginete não dá pernas aos animais, mas ajuda muito no desempenho final. O alazão que vinha batendo na trave em algumas provas anteriores conseguiu sua primeira prova de G1. O próximo encontro com Golden Sixty será muito aguardado. Novamente os invasores japoneses e o europeu fecharam raia.

Chagando na prova final tivemos grandes movimentos durante a carreira, um final digno dos animais envolvidos e a confirmação de um campeão. O lutador ROMANTIC WARRIOR teve tudo contra si, não se ajeitava com a pista pesada, correu boa parte aberto na curva, seu rival saiu de último pra atrapalhar seu posicionamento e ter vantagem na reta e apesar dos pesares o castrado irlandês arrumou um jeito de dominar seu rival no final e vencer por pequena margem. Seu jóquei, James McDonald só tinha elogios para ROMANTIC WARRIOR, afirmando que o animal achou um jeito de vencer em um dia que a derrota seria certa. Quarta vitória consecutiva em prova de G1 por pequena margem, o castrado sabe ganhar. Finalmente os japoneses com seus animais que tinham mais chance ficaram nas colocações subsequentes com Prognosis e North Bridge. Interessante notar a largada fria de Prognosis e o avanço tático que Yuga Kawada fez no meio da prova. Conhecimento e coragem que quase valeram a vitória.

Hoje de noite teremos na live do Ninho um bom debate sobre o Kentucky Derby do próximo sábado e também no dia 4/5 o craque City of Troy volta a pista em Newmarket no 2,000 Guineas. Um Derby bem disputado, ao menos no papel e uma milha inglesa em que esperamos ver o coroamento do “Frankel” da Coolmore. Se esse animal confirmar todo seu potencial, podemos estar diante de um dos maiores da história. Um grande abraço para todos.

Abs, Baronius