HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

sexta-feira, 10 de maio de 2024

PONTO CEGO - UMA ÉGUA CHAMADA SELENE - SEGUNDA PARTE


Levada a reprodução Selene gerou para o élèvage Derby, nada menos que quinze produtos, com especial inicial destaque paras dois de seus três produtos resultantes de sua cobertura com Phalaris: Sickle o seu segundo e Pharamond, o seu terceiro. Sickle foi um excelente 2 anos, vencedor de três carreiras e segundo para Call Boy (que viria a ganhar no ano seguinte o Derby) no Middle Park Stakes. Aos três anos Sickle foi terceiro para Adam's Apple e Call Boy, no Two Thousad Guineas. Filho de um velocista e ele próprio limitado em distância foi levado aos Estados Unidos, onde seu bisneto Native Dancer estabeleceu um verdadeiro império genético. 


Pharamond, por sua vez, ganhou o Middle Park Stakes e logo a seguir foi igualmente exportado para os Estados Unidos onde por intermédio de Tom Fool, estabeleceu também, um império genético.


O quinto produto de Selene foi o ganhador do Newmarket Stakes, Hunters Moon, um Hurry On que trazido a America do Sul, tornou-se um importante reprodutor na Argentina. Selene é a mãe também de Night Shift, seu décimo produto, era uma potranca pelo stayer Trimdon, ganhadora do Yorkshire Oaks, mas que morreu prematuramente ainda com quatro anos de idade. E , quando tudo já parecia história eis que no apagar das luzes, Selene produz com Bobsleigh, a All Moonshine, seu décimo quarto e penúltimo produto. Ganhadora de apenas uma carreira em sete tentativas, ele na reprodução gerou com Nearco a Mossborough, um sólido ganhador de provas importantes e futuramente pai do champion, Ballymoss. Aqui entre nós, não foi um belo estrago que ela causou?



Outrossim, foi, Hyperion, seu sétimo produto, que por ser pequeno não foi inscrito no Two Thousand Guineos, que acabou por coroar todo o projeto desta élèvage. Desde os dois anos, o filho de Gainsborough demonstrou para o que viera. Ganhou o News stakes por três corpos sobre Nun's Veil em Royal Ascot, estabelecendo uma marca de 2/5 de segundo mais rápida que o champion 3yo sprinter Gold Bridge, estabeleceria naquela mesma tarde, no Granville Stakes. Para tornar uma história longa, rápida, Hyperion ganhou o Derby em record, o St. Leger in great fashion, mantido-se invicto em suas quatro saídas nesta idade. Sem mais os serviços de George Lambton, dispensado por Lord Derby, Hyperion não demonstrou mais ser o mesmo aos quatro anos, mas mesmo assim foi segundo na Ascot Gold Cup, terminado sua campanha com nove vitórias, um segundo e dois terceiros em apenas 13 apresentações. 


Reprodutivamente Hyperion ainda se superou, vencendo as estatísticas para reprodutores por prêmios ganhos no Reino Unido em seis oportunidades e a de avós materno em quatro.


Hoje Hyperion, Mossborough e Pharamond estão praticamente extintos, como tribos, mas Selene não. Ela é a prova que uma duplicação em uma grande égua, pode fazer em pista ou no breeding-shed. A tribo formada por Sickle mantém seu augusto nome ainda vivo, nos pedigrees modernos. Com isto, não quero sugerir que Lord Derby tenha inventado um tipo de duplicação que hoje é reconhecida como Rasmussen Factor. Ele apenas fez jus dela, a explorou em seu âmago e o mais importante: deixou uma impressão a outros criadores que ali poderia estar um caminho a ser explorado.

Não quero, de maneira alguma sugestionar ou convencer, quem quer que seja, da importância desta metodologia que humildemente reconheço dominar e que tanto para mim, quanto para aqueles que acreditam no meu trabalho, tem funcionado. Sei apenas que para se chegar aos resultados sonhados, usando-a como base dos cruzamentos, dependeremos de mensageiros e infelizmente em muitas oportunidades, eles aqui no Brasil, não são aqueles em que você realmente possa confiar.