HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

sexta-feira, 26 de julho de 2024

PAPO DE BOTEQUIM. O QUE SERIA DO AZUL, SE TODOS GOSTASSEM DO AMARELO?



Outrossim, imediatamente me vem a mente aquela pergunta, que feita a mim no final do dia anterior, por minha eterna curiosidade, não me deixou dormir: o que Zenyatta e Winx teriam em comum?

Primeiro o simples fato de terem sido duas corredoras extraordinárias. E segundo serem ambas filhas de Street Cry. Apenas espero que a segunda tenha uma melhor participação que a primeira, no breeding-shed

Fica por demais difícil explicar o total fracasso reprodutivo de Zenyatta. Lembra-me Allez France ou mesmo Lady´s Secret. Iguais fracassos reprodutivos, ambas extraordinárias em pista. Qual seria a razão de seus retumbantes fracassos? Seria o excesso de carreiras? Afinal a tordilha correu em 45 oportunidades, Allez France em 21 e Zenyatta em 20, e quase todas provas graduadas. Se esta foi a razão, o que pode-se esperar de Winx, que terminou sua campanha com 43? O mesmo do que sucedeu com a húngara Kincsem, invicta em seus 54 embates?

Pretty Polly correu em 24 oportunidades e Sceptre em 25, e isto de forma nenhuma as inibiu de serem os artífices das linhas 14-c e 16-h. Logo, não acredito ser bem por ai. Mumtaz Mahal foi uma craque indiscutível, quase invicta e La Troienne e Eight Carats matungas refinadas do mais alto padrão, e isto também não as impediu de serem os artífices das linhas 9-c, 1-x, e no caso da última de gerar a cinco individuais ganhadores de graduação máxima. Logo, também não parece ser por ai. Então, por onde possa ser?  Como aferir a capacidade de uma égua se tornar uma grande reprodutora, ou mesmo um reine de courses? Por suas campanhas? Por seus pedigrees ? Sorte?

A verdade nua e crua, é que não existe uma formula que garanta seu sucesso. Seria então aquela história que o tiro pode vir de qualquer lugar? Creio que sim. Outrossim, isto não garante ser uma bem sucedida égua no setor reprodutivo, produto de uma loteria. Existem parâmetros mínimos a serem seguidos. Apenas que estes parâmetros não são os mesmos. Diferem em gênero, grau e número. Eu tenho os meus. Você poderá ter os seus. Afinal o que seria do azul se todos gostassem do amarelo? Como perguntava vó Adelina, ao se ver embaraçadas de explicar algo?

Como é de conhecimento geral, sou um apaixonado pela linha 13-c, e me recordo em meus estudos que Shotover ganhou para seu treinador John Porter, os 2,000 Guineas e o Derby, enquanto sua companheira de barn, fazia o resto da limpa, vencendo o Oaks e o St. Leger. Que ano, o de 1982 deve ter sido para este grande treinador? Magnifico, já que o feito não tenho conhecimento que tenha sido repetido.

Sei tratar-se de outros tempos. Mas mesmo assim, é um fato único na história do turfe mundial. Quantas carreiras correu Shotover? Que tenha conhecimento de 14. E Hasili? 17. Qual então seriam seus prognósticos reprodutivos para Enable que correu 19 e Black Caviar que se manteve invicta em 25? E como estão se saindo Zarkava e Rachel Alexandra, a primeira invicta em sete saídas e a segunda que correu 19?

Alguém, mais arguto, imediatamente perguntaria quantas corridas correu Urban Sea? E eu já adianto, 23. Logo, ao dileto navegante que me perguntou qual seria o número de corridas que deve ser destinado a uma égua, ao qual se tem esperanças reprodutivas? Eu confesso que não tenho a resposta.

Uma reine de courses, pode ter corrido pouco, ou nem mesmo corrido.  Vejam o caso de Risota. Pode ter sido uma craque ou mesmo uma martunga. Não existe um parâmetro que as garanta ser este ou aquele reprodutivamente um marco na história. Em caso de pessoas experientes, creio que a intuição será o melhor expediente. Com tempo, me aterei com mais profundidade no assunto.

Adoro sexta-feiras, pois antecedem o final de semana, normalmente repleto de provas de grupo. E outras teorias poderão fluir do exatamente nada. Aceito de bom grado, opiniões sobre o assunto.