HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

sábado, 27 de julho de 2024

PAPO DE BOTEQUIM. DE ONDE VEM A CLASSE?

Eight Carat


Creio ser bastante raso, imputar a qualquer elemento clássico que compõe uma linha materna, como produto da classe que um ou dois elementos que fazem parte de seu pedigree, sejam as fontes de onde provém a qualidade dos mesmos.

Dei como exemplo recentemente na live 121, do Ninho do Albatroz, minha opinião sobre isto e como exemplos a "matunguisse" de Risota e Eight Carat.  Pois bem duplicações de Risota não se verificaram no Brasil, mas de Eight Carat são sucesso na Australia, sim. Qual a razão? Não utilizamos os machos da brasileira. E os aussis, o fizeram com os da britânica. Explicado ou vou ter que desenhar.

Somethingroyal, hoje depois de Natalma, a que duplicada nos pedigrees é a que mais resultados dá na esfera dos ganhadores de grupo, era uma "matungaça" ! Só correu em uma única oportunidade, não se colocou e foi literalmente levada para cria, deixando claro a seus responsáveis, que dificilmente se tornaria uma vencedora em pista. Seria uma opinião. Desculpem, mas quem me passou este fato foi a proprietária de secretariat, em minha mesa de jantar, em Lexington a frente de Cristina.

Teve 18 produtos registrados, - digo Somethingroyal, não Cristina -  dos quais 15 correram e 11 ganharam, destes um tríplice coroado, Secretariat, um favorito do Kentucky Derby, Sir Gaylord, uma stakes winner terceira colocada no Coaching Club American Oaks, Syrian Sea e outro ganhador clássico e terceiro colocado no Belmont stakes, Fort Family. Assim sendo há de se admitir ter sido melhor no breeding-shed do que fora em pista.

Importante se salientar que Risota teve 18 produtos registrados e Eight Carat, dez. O que determina que as três pareceram ter saúde. E ambas pertenciam a linhas troncos altamente bem posicionadas, a 9-c e a 9-e

Somethingroyal

Creio que nada na vida acontece por acaso ou por generosidade de um fator.  Muitos podem ser oc contribuintes. A mais importante reprodutora da criação brasileira nos dias de hoje, é Quanta Carina. Ela produziu até o presente momento Baccelo (2010), Carrocel Encantado (2011), Dolemite (2012), Flighttime (2014) e Black Cello (2015). Todos, e repito TODOS ganhadores de grupo. Sucesso absoluto.

Mas há de se notar que Quanta Carina, é filha de Wild Event (leading sire and broodmare sire), neta de Southern Halo (leading sire and broodmare sire) e bisneta de Logical (leading sire and broodmare sire). Logo, uma estrutura impecável e advinda da linha tronco 16-h que esta sempre por ali cercando as 20 melhores do mercado. Junte-se a isto os imbreeds em Northern Dancer, Nearctic e Hail to Reason e uma duplicação interessante na matriarca Clovely, consagrada por ser a mãe de Claro e terceira mãe de Wild Again e outra em Almahmoud, possibilita-se deduzir ter ela muitos elementos a seu favor que podem ser identificados como contribuintes.

Querer criar uma regra, tal como a necessidade da reprodutora ser clássica ou irmã, filha ou neta de clássica me parece raso demais. Aliás, no patamar de ganhadores de provas de grupo da elite dos centros de corrida do mundo 95% dos que o conseguem, tem uma destas categorias. Solução. Vá a Keeneland e adquira os 550 lotes do catalogo 1, pois, todos preenchem estes requisitos. E periga você se dar mal...