HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

sábado, 27 de julho de 2024

PONTO CEGO. ATÉ AONDE AS LINHAS TRONCO SE PROVAM IMPORTANTES?

Desde que me entendo como adulto, que durmo em média por noite, quatro a cinco horas no máximo. 

Dizem os entendidos - e Cristina minha esposa é uma - ser muito ruim, mas o corpo acostuma e você na realidade é um escravo do mesmo. 

Assistindo a um podcast com o presidente do Flamengo, o Landin, tomei conhecimento por suas palavras, que quatro horas e meia é o período reservado por ele, diariamente ao sono. Logo, não é tão inatural de minha parte dormir diariamente nesta mesma faixa.

Dormir é um exercício, e dizem os entendidos que deveria estar na casa das oito horas diárias, o que faz senso, pois prescreve ⅓ de seu dia. Mas a verdade é que não consigo. Imediatamente me vem a mente que com isto passarei ⅓ de minha vida, dormindo e o restante dos ⅔  desperto. Como disse assim procedo desde jovem.

Agora o pior ainda acontece com o cavalo que dorme pouco e ainda por cima o faz de pé independentemente da luminosidade em sua baia.. O que em outras palavras quer dizer, que um atleta de alta  performance pode sobreviver uma vida toda, com poucas horas de sono diários. Curioso, né?

Porque estou me atendo a isto? Desculpem, mas não tenho a menor idéia. 

Veio a mente hoje cedo quando acordei e eu sai dedilhando no teclado de meu computador, sem a mínima preocupação de onde chegar. Pois é, tenho dito. Outrossim, é semana de King George, e assim sendo, esta carreira sempre age de uma forma distinta sobre mim.

Mas já que falamos em atletas de alta performance, e o cavalo de corrida naturalmente é um deles, lembro aos navegantes que este sábado é dia desta prova disputada em Ascot. Na verdade, um de meus fetiches de longa data e vou mais longe, prova que me trouxe imensa alegria e prazer, de ter sido segundo colocado com um representante brasileiro. Mesmo perdendo ver Hat Buck cruzar em segundo a frente de Sulamani, new deixou bastante feliz.

A vida me fez um amante do King George e do Arco. Mais do que qualquer Breeders Cups que por graça do divino, vim a ganhar com elementos que selecionei no Brasil e nos Estados Unidos. Criei anos atrás um objetivo de tê-las como sonhos extravagantes. e por duas oportunidades tive o direito de sonhá-los, uma com Hard Buck, outra com Much Better, em se tratando destas duas provas européias.

Para mim embora ganhar seja a essência do turfe, participar dos maiores eventos, tem um sabor especial, mesmo não cruzando o disco a frente dos demais. Dá uma noção de dever cumprido. Pode ser frescura, mas é exatamente o que sinto.

Muito do sucesso obtido por corredores em provas de grupo, para mim se dá em em função de suas linhas tronco e não é de hoje que ressalto que existem umas 25, num universo de cerca de 400, que estão sempre aparecendo nas principais colocações. Quando se analisa o King George, prova instituída em 1951 e vencida por um descendente de Pretty Polly, e se chega a conclusão que apenas oito linhas tronco, foram capazes de somar três ou mais vitórias, há de se muita atenção as mesmas. Agora o interessante, é o fato de todas estas oito e eu reforço TODAS, nestas quatro últimas temporadas - 2021 a 2024 - estiveram pelo menos uma vez entre as 23 melhores por número de individuais ganhadores de grupo, como pode ser visto, no quadro que se segue. Ym verdadeiro absurdo !

Linha

#

Vencedores

2024

2023

2022

2021

14-c

5

Postponed, Swain (2), Brigadier Gerard e Supreme Court

2-f

4

Hukum, Nashwan, Alcide e Aureole

24º

-

13-c

4

Pyledriver, Taghroda e Dahlia (2)

9

3

Ragusa, Montaval e Pawmeese

-

-

23º

15º

1-l

3

Conduit, Hurricane Run e Pentire

17º

11º

-

5-h

3

Golan, St. Jovite e Petoski

17º

22º

-

9-c

3

Dylan Thomas, Alanshar e Shergar

10º

10º

11º

4-m

3

Enable (3)

15º

14º

Por acaso não lhe passa pela cabeça, que isto não pode ser de maneira alguma, imputado ao puro acaso de uma coincidência? Não estamos aqui falando de prêmios ganhos e sim, pura e simplesmente, de número de provas ganhas.

Acredito que isto, por si só, já se constitui numa prova cabal da importância de um pequeno grupo de linhas tronco, que verdadeiramente domina o turfe atual. Simples assim.

Mas será um fator primordial na corrida de hoje a tarde? Possivelmente não, mas não custa tanto a constatar.