HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

quarta-feira, 18 de setembro de 2024

A COLUNA DE QUARTA-FEIRA

 

Pensando alto, a luz está amarela


Outro dia escrevi sobre a expectativa dos filhos de Wootton Bassett em mães filhas de Galileo como algo que estava sendo tentado e não é que este final de semana passado corrido na Irlanda o Champions Juvenile Stakes GII para os 2 anos, teve a vitória de Green Impact. Agora com duas vitórias e um segundo em três apresentações, este filho de Wootton Bassett na Emerald Green por Galileo com inbreedings em 4x5 Northern Dancer, 5x5 Mr. Prospector, 5x5 Ahonoora e 5x5 na matriarca Special. 

Green Impact conta com oito linhas de Northern Dancer, todos machos através de Nureyev, Danzig, Sadlers Wells, Try My Best, The Minstrel, Lomond e Nijinsky. Imagina se no pedigree dele estivesse a presença de Storm Cat...

Há vários livros importantes a se ler sobre o Turfe, sobre técnicas de cruzamentos, estudar grandes criadores, ou seja, obter conceitos que fizeram sucesso no passado e como o Turfe vive de ciclos, normalmente as fórmulas de sucesso se repetem. Mas há o "x" da questão, que passa a ser em quais nomes do momento deveríamos apostar? No dito popular, "é aí que a porca torce o rabo...".

Que os Linebreedings funcionam, não há dúvidas, pois Tésio colheu muito sucesso explorando a concentração de St. Simon no passado, que era o grande raçador da época. Linhas em Hyperion também já funcionaram. Agora eu acredito que a bola da vez é Northern Dancer. Acabo de demonstrar mais um exemplo que é Green Impact e suas oito linhas de Northern Dancer. Imagine ele sendo reprodutor no futuro cruzando com éguas carregadas em Northern Dancer, o que poderá produzir?

Muitos me perguntam, onde deveriam estudar para se atualizar sobre os pedigrees. No meu entendimento, só há um caminho que aprendi com o Renato Gameiro, que é ir catalogando os ganhadores de provas de Grupo pelo mundo. E saibam que este método de acompanhamento está com delay de pelo menos dois a três anos, visto que alguém olhando a frente já está bolando os futuros cruzamentos enquanto que anos depois contabilizamos os resultados em pista.

Os ganhadores de grupo da atualidade nos mostram para onde a correnteza da classe está caminhando, assim como alertas também surgem no horizonte em relação a cruzamentos e tribos altas dos reprodutores. Por onde a chama da classe deverá seguir acessa? E saibam que é tudo muito dinâmico. As famílias maternas tem uma dança das cadeiras, mas normalmente são as mesmas que estão convidadas no baile, a maioria fica de fora, com brilhos pontuais.

Sinto informar aos navegantes que a luz amarela de alerta está ligada para três grandes raçadores em linhas altas dos reprodutores, falo de Danehill, Halo e Tapit. Aos poucos estão sendo convidados a sair do baile, como décadas atrás aconteceu com Hyperion, Blandford, St. Simon entre tantos outros famosos raçadores. A minha preocupação passa a ser maior, pois nós brasileiros estamos apostando em reprodutores descendentes em linhas altas dos três. Aguardemos cenas dos próximos capítulos.

Mas por onde está indo a classe em linha alta dos reprodutores?

Northern Dancer - Galileo e seus inúmeros descendentes, Green Desert crescendo a cada ano, Storm Cat com seus três cavaleiros Harlan/ Into Mischief, Hennessy/Scat Daddy e Giants' Causeway/Shamardal e Try My Best com sua transmissão de velocidade. Em luz amarela estão Danehill e Nureyev/Siyouni. Curiosos sobre o que St. Mark's Basilica irá produzir na Coolmore, a esperança da continuidade de Nureyev nas linhas altas.

Mr. Prospector e seus satélites. O piso mais firme de seus descendentes na atualidade segue sendo Dubawi, onde o início de seus filhos empolga muito. Gone West, Forty Niner, Fappiano, Smart Strike, Kingmambo além é claro de Seeking the Gold, se multiplicam.

Aviso aos navegantes, fiquem atentos ao que vem acontecendo ano após ano no Japão, falo da evolução dos King Kamehameha/Kingmambo para cima dos descendentes de Sunday Silence, tanto em número de vitórias como em somas ganhas. Em 2023 os reprodutores Duramente e Lord Kanaloa (King Kamehameha) passaram de viagem por Kizuna, Heart's Cry, Deep Impact e Kitasan Black (Sunday Silence). King Kamehameha conta ainda com Rulership um pouco abaixo dos demais. Ou seja, Halo vem perdendo terreno no seu quintal, que é o Japão. Portanto, luz amarela para ele.

Já Tapit vem perdendo espaço nos grandes festivais americanos, anos após ano nas linhas altas dos reprodutores. Vamos acompanhar este ano como se sairá no festival da Breeders Cup. Flightline quem sabe poderá virar a maré novamente a seu favor. Chances, com certeza as teve cobrindo boas éguas. Constitution é a esperança da vez de Tapit. Luz Amarela para Tapit.

Danehill vem perdendo muito terreno na Europa, ainda há esperanças em seus descendentes australianos, mas não na mesma força como em anos anteriores. Luz amarela para Danehill.

Bom, são só pensamentos altos "da turma dos loucos", parafraseando Edson Alexandre.

 Mas que a luz está amarela para alguns "intocáveis", ela está!!!

Até a próxima quarta, abraço virtual.

Sds

Marcel Bacelo