HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

quarta-feira, 18 de setembro de 2024

PAPO DE BOTEQUIM: APENAS UMA PESQUISA - PRIMEIRA PARTE

Há de sempre se abrir os olhos para a realidade da situação. Trabalho com os resultados de mais de 40 países no mundo, outrossim, na hora de minhas conclusões, procuro as ter, naqueles centros que considero de nível 1, em termos competitivos. 

Para tal, inicialmente os divido da seguinte forma: 8 centros que considero de alta importância (1). 10 de média importância (2). E  21 de menor importância (0). Como pode ser visto abaixo.

Nível 1 - Alemanha, Austrália, Canada, França, Gran Bretanha, Irlanda, Japão e USA.

Nível 2 - África do Sul, Argentina, Brasil, Chile, Dubai, Hong Kong, Itália, Nova Zelândia, Peru e Uruguay

Nível 0 - Arábia Saudita, Austria, Bahrain, Checoslováquia, Dinamarca, Hungria, India,  Jamaica. Koreia, Malásia, Mexico, Noruega, Porto Rico, Qatar, República Dominicana, Singapura, Slovenia, Suécia, Trinidad, Turquia e Venezuela.

Desta forma, se torna melhor legível para mim, as necessidades de cada centro e o que algumas tribos, linhas tronco, equações genéticas e outros detalhes do qual não abro mão, funcionam e a que nível.

Qualquer universo se torna fidedigno, se equalizado em suas premissas básicas. Na semana passada a que foi de 9 a 15 de Setembro tivemos um total de 62 provas de grupo. Como sempre tenho a pachorra de coletar todos os pedigrees dos vencedores, subdivididos em uma série de critérios, que considero importantes, embora aceito o fato de alguns acharem discutíveis. E destes 62 eventos, nada menos que 44 foram disputados em centros que considero de real grandeza. O que nominei de 1. Monrei meu universo e compreendi mais uma vez, o que vem, paulatinamente acontecendo.

Notem algumas conclusões que cheguei:

1. Idade das mães -31 dos ganhadoras são provenientes de mães que o gestaram quando tinham no máximo 9 anos. Ora meus caros, isto representa um percentual de alto relevo. Ou não? Quantas mães o fizeram gestadasacima de 15 anos? Nenhuma.

2. Quantas mães de um passado em pista pouco recomendável conseguiram reverter a situação no breeding-shed? Diria que apenas 8 entre as que se colocaram ou não se colocaram e 2 que não correram pelas mais distintas razões. Logo, 22,72%. O que me parece um percentual satisfatório, mas não digno de ser copiado. Agora quantas ganharam provas de grupo? 11 entre as ganhadoras de grupo ou colocadas até a terceira colocação. Um numero de éguas clássicas superior ao de matungas. Se somarmos a estas a que ganharam listed races, o número cresce para 14 e o percentual assim fechará em 31,81% algo que supera aos 30% de confiabilidade.

Desta forma se torna licito afirma-se que campanha na mãe ajuda, principalmente em sua qualificação para acesso a certos reprodutores.

3. Com um universo tão pequeno e restrito a centros de alto desenvolvimento técnico, era esperada a presença de poucos reprodutores capazes de gerar mais de um individual ganhador de grupo, porém terminada a pesquisa, notou-se a existência de cinco, todos e prestem bastante atenção, TODOS descendentes de um única tribo,  por Três de seus filhos. como pode vir a ser constatado no diagrama abaixo. E dois filhos de uma mesma égua, o que torna esta pesquisa ainda mais interessante, penso eu. 

Sea the Stars - 3 Northern Dancer-Danzig-Green Desert
Camelot - 2 Northern Dancer-Sadler´s Wells-Montjeu
Frankel - 2 Northern Dancer-Sadler´s Wells-Galileo
Galileo - 2 Northern Dancer-Sadler´s Wells-Galileo
Siyoni - 2 Northern Dancer-Nureyev.

4. Avalia-se que a escolha de uma vereda, que não seja por Northern Dancer ou Mr. Prospector no turfe atual e assim mesmo, por apenas determinados trechos, é o caminho que inevitavelmente o levará para o brejo, sem direito a pit-stop sequer no Irajá.

Analisem o diagrama que se segue, e realizem imediatamente que tenho a razão. Isto não fará um descendente de Narullah, Man O´War ou Halo, amaldiçoado para breedin-shed. Mas diminuírem muito as chances de filhos e netos seus, na reprodução, pois, como diria o senhor Atualpa, "quanto mais longe do chefe de raça, menores são suas chances de sucesso reprodutivo".

Foram 30 Northern Dancers e 10 Mr. Prospectors num universo de 44 ganhadores de grupo. Deu para entender, ou vou ter que desenhar?

     Seattle Slew-A. P. Indy 1
     Mr. Prospector-Fappiano-Cryptoclearance 2
     Mr. Prospector-Gone West-Zafonic  2
     Mr. Prospector-Machiavellian-Street Cry 3
     Mr. Prospector-Seeking the Gold-Dubai Millenium 3
     Northern Dancer-Danzig-Danehill 5
     Northern Dancer-Danzig-Green Desert 6
     Northern Dancer-Danzig-War Front 2
     Northern Dancer-Dixieland Band 1
     Northern Dancer-Nureyev 2
     Northern Dancer-sadler~s Wells-El Prado 1
     Northern Dancer-Sadler´s Wells-Galileo 5
     Northern Dancer-Sadler´s Wells- Montjeu 2
     Northern Dancer-Storm Bird-Storm Cat 2
     Northern Dancer-Try My Best-Last Tycoon 1
     Northern Dancer-Try My Best-Waajib 3
     Hail to Reason-Halo-Sunday Silence 3 

Ficaremos hoje por aqui, mas voltaremos ainda esta semana com mais detalhes sobre esta pesquisa. Um detalhe a ser notificado. Escrevi este artigo e ao termina-lo recebi a contribuição semanal do Marcel Bacelo, publicado logo acima deste, que por outras veredas chegou a conclusões semelhantes, conquanto a trilha das tribos atuais e quem são os seus mensageiros com mais chance a sobrevivência, a médio e longo prazos.

Realmente, como ressaltou o Marcel, as luzes amarelas já estão acesas para os Slews e para os Halo. E não é de hoje. Será que fechara como no caso dos In Reality, Damascus e outros segmentos de Nasrullah? Da mesma forma que estão piscando para os Danehills. Eles decrescem em relação aos Green Derserts na ordem de grandeza dos Danzigs. Certo que muita água há de rolar por baixo da ponte, como aqui me referi, mas de uma coisa tenho certeza, só o rios realmente frondosos chegarão ao mar. E da mesma forma que o tiro pode vir de qualquer lugar, como sempre digo, há também sete caminhos a se chegar a Roma, basta você estudar e então compreender, quais veredas a serem adotadas.