HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

domingo, 15 de setembro de 2024

QUEM AVISA AMIGO É

Faz parte do pensamento lógico, ser pego de surpresa, ao receber perguntas que imaginam que nunca serão feitas a você. 

Pois, é me vieram ontem com uma, a queima roupa, que surpreendi-me em responder sem pensar, um segundo sequer, pois, tenho gravado em minha memória - acredito que para todo o sempre -  o acontecido naquela tarde em Ascot. 

Foi-me perguntado, qual foi o meu primeiro pensamento, após Hard Buck cruzar na segunda colocação, no King George and Queen Elizabeth stakes?Afinal foi quase o coroamento que imaginei ser de minha vida profissional. Pois bem, pura e simplesmente foi o de ligar para a Cristina, minha esposa, pois, naquele momento de grande felicidade, era com ela que gostaria de ter compartilhado.

A foto de abertura representa o que eu penso de achar a outra metade da laranja. Achou, nunca se desgrude, pois, não haverá outra igual que se encaixará de forma tão perfeita em sua vida. Pois é, o mesmo preceito deve reinar em cruzamentos entre throroughbreds. Sei que o lado comercial faz a cabeça de muitos, mas ainda sou daqueles que acreditam que o lado esportivo lhe traga maior prazer.

No lado equino Nasrullah x Princequillo, Sadler´s Wells x Shirley Heights e seu filho Darshaan, são dois exemplos modernos dos chamados nicks, que nada mais são, do que a procura da outra metade de sua laranja. Hoje Galileo x Danehill e Scat Daddy x Galileo são os nicks que mais atraem o interesse do mercado.

Não sou ardoroso adorador dos nicks. Respeito mas não os louvo. Outrossim, confesso que acredito em afinidades entre linhas mestras. Aquelas que demonstram ter, a grande representatividade das tribos e ainda levo em consideração que certas dominâncias são tão fortes que "acham" outras metades que totalmente dominadas, formam uma perfeita união. Um exemplo? Clackson x Hang Ten.

Nasrullah x Princequillo, muito tem haver com a Claiborne Farm. Trata-se de algo bem localizado. Sadler's Wells e Shirley Heights e seu filho Darshaan, nem tanto. Embora tenha haver com um continente. Contudo, o novo Scat Daddy e seus filhos com Galileo, certamente está funcionando em todo e qualquer lugar que surja um produto neste tipo de cruzamento. Nõ sou eu que o digo. São o números que provam.

Da mesma forma que um dia afirmei que os Green Deserts, poderiam se aproximar dos Danehill, e quem sabe até ultrapassa-los no controle dos Danzig, - fato este que cada dia que passa se torna mais factível de vir a acontecer - vejo Storm Cat chegando-se aos Danzigs e Sadler´s Wells, na luta da hegemonia entre as tribos derivadas de Northern Dancer. Seja via Giant´s Causeway sendo hoje seu principal mensageiro, Lope de Vega, com vasta penetração na Europa. Seja por Harlan e seu neto Into Mischief, nos Estados Unidos. Seja por Hennesy e o fenômeno Scat Daddy, que hoje se alastra mundo afora.

Assim sendo quando alguém tenta explorar um determinado reprodutor de uma tribo que não se mostra efetiva no resto do planeta, mantenho minhas humildes restrições. Não que ele não possa se transformar num garanhão de peso e no Brasil, temos vários exemplos para defender este tipo de conduta. O problema passa a ser: eles poderão gerar a um importante garanhão que dê sequência a linha sucessória de sua tribo?

Existem exceções, como as de Sir Ivor na Australia, de Halo no Japão e atualmente de Distorted Humor na hemisfério sul. Estes parecem ser fortes o suficiente para implantar suas árvores e criar suas próprias florestas. Contudo, imaginar-se que Monsun ressuscitaria os Blandfords, provou, uma vez mais, a inadequabilidade da ação. Qual a situação de seus filhos e netos? Vocês tem duas semanas para pesquisar...

Nós brasileiros, adoramos esta canoas furadas, que nos são oferecidas, com módicos preços de ocasião. Mas quantas delas surtiram o efeito esperado? Ghadeer, Wild Event, Agnes Gold? Preocupa-me o futuro dos Man O´War pelo mundo e acredito que seja no Brasil que residem suas maiores chances de sobrevivência. Se fartamente explorados, um ou dois deles poderiam fazer renascer, uma fonte de classicismo, que parece estar desaparecendo no resto do planeta. Seria o suficiente?  Teríamos nós, tupiniquins, a capacidade de ressuscitar, linhas consideradas mortas, tal como Deus fez com seu filho e este com Lazaro? Acho improvável.

A pergunta é simples. Em nicks, qual a linha superior, pertenceu a uma tribo que ora se encontre no brejo?

Mas como todo cavalo tem mãe, pode ser que a tribo da mesma, "performe", o milagre. Clackson é um exemplo disto. Mas qual foi o filho seu que pelo menos tenha dado alguma esperança no breeding-shed? E o que as filhas de Hang Ten produziram com outros cavalos?

Para mim é improvável, mas não impossível. Por via das dívidas, acredito ser menos arriscado, manter-se entre as tribos ascendentes do que entre as descendentes. O que vocês acham?