HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

segunda-feira, 16 de setembro de 2024

QUEM AVISA AMIGO É

Existe coisa mais patética que a figura de um caçador de borboletas em seu imaginário? Penso que não, pois, são aludidos aos mesmos, um uso imbecil de seu uso de tempo de vida. E mais ainda, se levarmos em consideração que construindo um belo jardim, e mantendo-o imaculado, as borboletas hão de vir e lá ficar. 

A mesma situação há de acontecer na criação de cavalos de corrida. Montando-se um haras e provendo ele de pastagens, profissionais e alta genética, porque perder tempo em caçar estrelas soltas no firmamento? Produzi-las passa a ser a questão.

O cavalo de corrida, está mantendo um preço abusivo, mesmo tendo em conta a melhoria dos prêmios. Mas esta citada melhoria, quando substancial, se dá no mais alto patamar de disputa. Aquele de difícil acesso a maioria dos mortais.

O trabalho de um proprietário médio, é comparável a de um pescador. Lança-se ao mar sem ter noção do que realmente vai pescar. E a que custo. Coolmore, Godolphin e Juddmonte crim, mas mesmo assim se mantém na pescaria. Ana Khan, mantem-se correndo aquilo que criasse talvez por isto, ainda mantenha as linhas maternas, mais desejáveis do universo.

Outrossim, a dificuldade de ter acesso as mesmas, tende a diminuir seus resultados, com o passar do tempo, como o acontecido com as linhas de Phipps, do outro lado do oceano. E quando alguma escapa oferecida no mercado, como no caso da canadense Political Intrigue, perdida num leilão de Keeneland, você tem que ter a vivacidade de detecta-la e adquiri-la, pois, a chance passa a ser única. Ai ela produz um Redattore, e há gente que assim mesmo, não atina do porque...

Foi a meu ver, os US$23,000 mais bem gastos pela família Fragoso Pires, em termos reprodutivos, além de ainda ter ganho três carreiras. Contudo, taxas ilógicas e tremendamente abusivas, passaram a ser cobradas, a quem se dignasse e investisse em melhorar a qualidade genética ele nosso rebanho equino, importando-se matrizes do hemisfério norte. Ledo engano.

Einstein, tem como bisavô a não corrida Merry Sunshine, importada pela família Peixoto de Castro em 1975, cheia de Sovereign Patch. Pico Central por sua vez, é bisneta da ganhadora de quatro carreiras na Argentina Mystere, trazida para o Brasil cheia e Frescor, pelo responsável do haras Rosa do Sul. E Hard Buck era filho, da não colocada em cinco apresentações Social Secret , trazida da Inglaterra para o Brasil em 1991 cheia de Formidable, pela família Fragoso Pires.

O que estes três elementos tinham em comum? Eram brasileiros, filhos de Spend a Buck, e os únicos que exportados para continuar suas respetivas campanhas nos EUA, foram capazes de ganhar provas de graduação máxima. Não teriam sido eles, os três melhores filhos deste derby winner? Não tenho o menor resquício de duvida, que sim.

Ay Caramba, tinha como bisavó a irlandesa Redbrick, trazida para o Brasil, por Mariano Raggio, em 1977, cheia de Deep River. Riboletta era bisneta da ganhadora de uma carreira francesa My Valley, importada para o Brasil pela família Peixoto de Castro em 1974 cheia de Emerson, Ec Redattore como já foi dito no inicio desta nota, era um filho da importada ainda inédita, Political Intrigue.

O que estes três elementos tinham em comum? Eram brasileiros, filhos de Rei Normand, e os únicos que exportados para continuar suas respetivas campanhas nos EUA, foram capazes de ganhar provas de graduação máxima. Não teriam sido eles, os três melhores filhos deste ganhador do Sunset Handicap? Volto a não ter o menor resquício de duvida, que sim. E resta-nos apenas a perguntar:

Quando voltaremos a ter resultados como estes?

Até quando estas importadas continuarão firmes como baluartes de transmissão Classic?